Medidas que promovem saúde e bem estar são muito bem-vindas, não é mesmo? E quando estão aliadas com as mudanças estéticas que desejamos, melhor ainda!

Se você quer emagrecer e perder a barriga, é fundamental seguir com atenção e disciplina as sugestões de profissionais da área, assim como realizar os procedimentos necessários. Isso vai levar a resultados mais duradouros, para que você não caia no famigerado efeito sanfona.

Para te ajudar nessa empreitada, reunimos no artigo a seguir algumas informações úteis sobre como perder a barriga. Acompanhe!

Mudança de hábitos

Em primeiro lugar, é preciso entender que, muitas vezes, o acúmulo de gordura na região do abdômen é decorrente de maus hábitos alimentares e de sedentarismo. Sendo assim, o passo de estreia para quem quer eliminar a barriga de uma vez por todas é fazer uma avaliação criteriosa sobre seu estilo de vida.

Afinal, de que adianta seguir uma série de sugestões profissionais e esquecer de evitar as frituras, por exemplo, uma das maiores causadoras dos “pneus” localizados? Da mesma forma, manter uma alimentação saudável sem realizar exercícios voltados para a queima de gordura no abdômen também não resolve todo o problema.

Vale lembrar que não é preciso cortar todo o doce de sua dieta, basta saber quando e onde comer. Portanto, fazer um curso de confeitaria para aprender as receitas de seus doces preferidos não é um problema, contanto que você se alimente de maneira controlada.

Por isso, é importante encontrar o equilíbrio e realizar todas as medidas que vão ajudar você a eliminar essa companheira indesejada. Vamos para as dicas seguintes?

Horário para comer não é lenda urbana

Muita gente acha que não precisa ter hora certa para se alimentar, que isso é apenas uma lenda contada pelos profissionais. No entanto, não é bem assim. Seu corpo necessita de um horário estipulado para uma série de tarefas do cotidiano, pois ele se programa. Não sabia disso?

Pois é! Quando você escapa no meio da noite para comer algo na cozinha, é seu corpo dizendo que, durante o dia, você não se alimentou bem ou conforme a programação que ele esperava. Por isso, ter horário para se alimentar é uma forma de ajudar seu corpo e te ajudar.

Outra questão importante quando falamos do relógio é assegurar que você está tendo todas as horas de sono de que necessita para que seu metabolismo seja acionado da maneira correta e o organismo possa verdadeiramente descansar, o que gera mais disposição no dia seguinte e ainda colabora para o emagrecimento.

Hidratação é importante também

Os líquidos, como água, sucos e chás, são aliados fundamentais de qualquer dieta e mudança estética, especialmente daquelas voltadas para a perda da gordura na barriga.

Além de contribuírem para uma diminuição da fome, eles mantêm seu corpo hidratado e elimina, pela urina, todas as toxinas que podem prejudicar seu emagrecimento.

Dessa forma, é indicado beber água de coco, sucos naturais sem açúcar, chás variados (de preferência sem açúcar também) e muita, muita água. Evite sucos artificiais, refrigerantes e achocolatados, pois essas são bebidas prejudiciais para o seu emagrecimento.

Tem que se mexer

Apenas alguns poucos privilegiados geneticamente conseguem emagrecer sem sair do lugar. Na verdade, o ideal do corpo é acumular gordura quando em estado de sedentarismo, ou seja, com pouca atividade física. Não há nada de errado em engordar quando você não se mexe, já que a perda de calorias é a responsável pelo emagrecimento.

E não existe melhor forma de perder calorias do que se exercitando. Escolha uma prática esportiva ou se dedique a atividades como ginástica, pilates ou musculação. Além disso, visite o parque mais próximo pelo menos 3 vezes por semana!

Para eliminar a barriga propriamente dita, você tem que movimentá-la! Faça abdominais periodicamente, de dois em dois dias, ou com um espaço até maior entre as práticas, desde que você não se esqueça de fazê-las. Isso vai ajudar muito e os resultados são visíveis em poucas semanas.

Alguns tipos de abdominal são:

  • Abdominal simples
  • Abdominal com peso
  • Abdominal lateral

Além disso, para você se exercitar sem perceber, é possível realizar algumas mudanças no seu cotidiano. Em vez de usar o elevador, que tal ir pelas escadas? Na hora de ir para o trabalho, desça uma parada antes e caminhe o resto do trajeto. Terminou de almoçar? Faça uma caminhada rápida, coisa de 10 minutinhos. Tem cachorro? Leve ele para passear todos os dias!

As caminhadas, pedaladas e mergulhadas são opções que mesclam emagrecimento com qualidade de vida, então opte sempre por atividades que se ajustem ao seu estilo e que possam promover mudanças de forma eficiente e duradoura.

O mais importante é fazer um acompanhamento criterioso e atento dos seus avanços. Além disso, cuidado com os exageros! O ideal é consultar um profissional da educação física ou da nutrição para obter resultados mais eficientes e duráveis.

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.