Muitas mulheres fazem essa mesma pergunta: barriga inchada é menstruação não desce?

Além disso, a primeira coisa que vem em mente é a possibilidade de estar grávida, ainda mais se tiver muita fome e sono.

Fora isso, é algo normal, principalmente durante o período de TPM.

Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar em detalhes porque isso acontece, quais outras causas para barriga inchada e o que fazer para diminuir o inchaço.

Barriga inchada é menstruação não desce?

Se a sua dúvida é barriga inchada é menstruação não desce, saiba que é perfeitamente normal a barriga ficar inchada nos dias que antecedem a data da menstruação.

Isso acontece porque a progesterona ativa a produção de outro hormônio, a aldosterona, que age sobre os rins e provoca a retenção de líquidos.

Os inchaços são observados frequentemente após a ovulação, em razão do aumento do endométrio que cresce após o período fértil.

No entanto, o inchaço tende a desaparecer com o fim da menstruação, logo, você não precisa se preocupar.

Mas se o inchaço persistir mesmo após o fim da menstruação, vale a pena consultar um médico para descobrir a causa.

Barriga inchada quais as causas?

Agora que você já teve a resposta para barriga inchada é menstruação não desce, quais as outras possíveis causas?

Talvez seja decorrente de uma má alimentação ou mesmo intolerância a alguns alimentos, porém, apenas um médico está habilitado para diagnosticar.

Confira, a seguir, o que pode estar causando o inchaço da barriga:

  • Excesso de gases;
  • Intolerância à lactose;
  • Intolerância ao glúten;
  • Prisão de ventre.

É claro que barriga inchada pode também estar relacionada à gravidez, principalmente se houver outros sintomas associados.

Nesse caso, é melhor fazer o teste e consultar um ginecologista obstetra, no caso de confirmar a gravidez.

Barriga inchada é menstruação não desce como aliviar?

Se a barriga inchada é menstruação não desce, tomar um chá diurético ajuda bastante, por exemplo, o chá verde.

Também existem frutas com propriedades diuréticas, como o melão e a melancia.

Uma outra dica é evitar alimentos ricos em gordura e açúcar, e se você estiver acima do peso, tente adotar uma dieta mais equilibrada e praticar exercícios regularmente.

Se além da barriga inchada tiver gases, consumir alimentos ricos em fibras, como aveia, farelo de trigo, frutas e verduras, também ajudam a diminuir o inchaço.

Lembre-se: se o inchaço persistir, é melhor consultar um médico, para diagnosticar a causa e portanto, prescrever o tratamento adequado.

Leia também: Dicas para quem quer perder a barriga de uma vez por todas

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.