A frequência de lavar a barba depende do tamanho da sua barba. Para as barbas curtas, recomenda-se lavar uma a duas vezes por semana. Já para barbas mais compridas, como a sujeira se acumula mais rapidamente, necessita de três lavagens por semana, no mínimo.

Se você deseja ter uma barba sedosa, bonita e limpa, você deve manter uma rotina e adotar cuidados que respeitem ao mesmo tempo seus fios e sua pele.

Lavar sua barba permite eliminar as bactérias que se acumulam ao longo do dia por conta das refeições, poluição, cigarro, e até mesmo em razão de passar a mão no rosto e outros gestos que podem ser prejudiciais à barba.

Caso você esteja deixando agora sua barba, não deixe de conferir as dicas de quantas vezes se deve lavar a barba, assim como outros cuidados para manter sua barba sempre linda e sedutora!

Quantas vezes se deve lavar a barba?

Como você viu acima, barbas curtas devem ser lavadas de uma a duas vezes por semana, já as mais longas, pelo menos três vezes.

Agora, como lavar a barba?

É muito simples, mas é importante transformar esse momento em um ritual, pois é isso que vai garantir uma barba cheia e vistosa.

Veja um passo a passo de como lavar a sua barba:

  • Umedeça a barba com água morna;
  • Aplique o shampoo e é necessário que crie uma espuma;
  • Massageie toda a sua barba;
  • Enxague e depois seque a barba delicadamente (e evite ao máximo o secador de cabelo).

Alguns homens usam produtos para estimular o crescimento da barba, como o Minoxidil Kirkland original. Nesse caso, recomenda-se remover primeiro o produto e só depois lavar a barba.

Vale lembrar aqui também que se você pratica esportes ou atividades físicas, sua barba transpira mais e com maior propensão de proliferação de bactérias.

Portanto, após exercícios físicos, não se esqueça de lavar sua barba. Respondendo à pergunta nesse caso de quantas vezes deve se lavar a barba, a frequência pode ser maior.

Por que utilizar um shampoo para barba?

Com um shampoo próprio para barba, você poderá eliminar as impurezas contidas na barba.

Essas impurezas vêm da poluição, suor, gorduras, restos de alimentos, a fumaça do cigarro ou mesmo provenientes do ressecamento da pele.

No entanto, essas impurezas têm uma tendência a penetrar mais em barbas longas.

O shampoo para barba permite também hidratar a pele e o rosto, desde que o produto seja adequado ao seu tipo de pele.

Assim, ele contribui para eliminar as películas cujo surgimento está ligado à falta de hidratação.

Por fim, um shampoo para barba é útil para nutrir os fios, por consequência, fortificá-los!

Quais os produtos para lavar a barba?

Não cometa o erro de lavar sua barba com um shampoo clássico. Deixe isso para seus cabelos e não utilize na sua barba. Por quê?

Simplesmente porque a pele do couro cabeludo é muito diferente daquela do rosto.

Os shampoos tradicionais são na verdade muito abrasivos e agem de maneira muito agressiva, aumentando as chances de irritações, principalmente em peles sensíveis.

Além disso, shampoo para cabelos aumenta o risco de deixar os fios da barba muito secos.

Por todas essas razões, privilegie produtos concebidos especificamente para barba ou sabonetes neutros.

Sendo assim, o shampoo para barba deve ser o mais natural possível, e é aconselhável que ele contenha óleos orgânicos, por possuir propriedades hidratantes, cicatrizantes e nutritivas, que é perfeito para a sua pele.

Dicas para lavar a barba

Agora que você já tem a resposta para quantas vezes deve se lavar a barba, separamos aqui algumas dicas para não errar na hora de lavar sua barba:

  • Não use shampoo todos os dias na barba, pois pode provocar um desequilíbrio na produção de sebo e ressecar sua pele;
  • 2 a 3 vezes por semana é o suficiente para eliminar as células mortas da sua pele e evitar o excesso de sebo;
  • Utilize apenas shampoo específico para barba;
  • Após o shampoo, aplique um óleo ou um bálsamo para barba para nutrir os fios;
  • Depois de hidratar sua barba, é importante pentear ou escovar para facilitar a penetração do produto.

Lembre-se que lavar sua barba é indispensável para conservar uma barba em boa saúde.

Por isso, escolha um shampoo apropriado para barba, pois deixará os fios mais macios e fortes, evitando assim o acúmulo de bactérias.

Portanto, tente manter um ritual ao lavar sua barba e ficará surpreso com o resultado!

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.