A importância do esporte para uma vida saudável

a-importancia-do-esporte-para-uma-vida-saudavel

Com nossa rotina sempre acelerada e cheia de compromissos, acabamos nos esquecendo da importância do esporte para uma vida saudável. Seja praticando uma ou cinco vezes por semana, não podemos deixar de lado nossa saúde e deixar nossa rotina sem pausas nos engolir.

Neste artigo lembraremos você da importância de manter seu corpo em movimento e te incentivaremos a procurar hoje um esporte que seja a sua cara e te ajude a sair do sedentarismo. 

O sedentarismo e a obesidade

Cresce cada vez mais o número de pessoas obesas no Brasil. Com uma vida sempre cheia de compromissos, as pessoas se alimentam cada vez mais de forma irresponsável, trazendo danos à saúde e chegando à obesidade.

Fatores como falta de tempo, de sono de qualidade, falta de paciência em preparar os alimentos são os que mais influenciam a sociedade a aderir fervorosamente ao fast food, e comidas industrializadas, com alto teor de gordura e açúcares, o que leva ao aumento de peso e problemas de saúde.

Aliado a uma má alimentação está o sedentarismo e a falta da prática de atividades físicas, indispensável para combater o aumento de peso indesejado.

O esporte como terapia

Durante a pandemia, o número de pessoas com transtornos psicológicos como ansiedade, síndrome do pânico e depressão, cresce de forma assustadora.

Pessoas com seus negócios falidos, suas vidas em risco inerente graças a um vírus altamente contagioso e fatal, familiares e amigos sendo vitimados por ele e tantos outros fantasmas que nos assombraram durante os últimos dois anos levaram muitas pessoas à ruína emocional.

A prática de esportes é um antídoto poderoso contra esses problemas. Quando você se exercita, seu corpo é tomado pela endorfina, o hormônio do bem-estar, responsável pela sensação de recompensa.

Você sente seu corpo em movimento e sua saúde mental vai sendo restaurada dia a dia.

Os benefícios para nosso corpo

Qualquer atividade física que você escolha praticar, trará benefícios como resistência, ganho de massa muscular, perda de peso, fortalecimento dos pulmões – através de uma respiração correta -, os níveis de açúcares no sangue vão se equilibrando, o colesterol ruim vai sendo eliminado, entre tantos outros fatores que revelam a importância do esporte para uma vida saudável.

Economia: vá de bicicleta

Você já pensou em unir o útil ao agradável com uma bicicleta? Ao escolher sair de casa pedalando, você sai ganhando em muitos aspectos, um deles é o financeiro.

Utilizar a bicicleta como meio de transporte pode te ajudar a economizar uma boa grana, afinal o preço dos combustíveis não anda muito favorável, não é?

Então além de perder peso pedalando, você ainda poderá apreciar a paisagem, se livrar do desconforto que é ficar preso no trânsito, beneficiar sua saúde física e mental e de quebra salvar parte de suas economias. 

Previna doenças e se sinta leve

Muitas profissões exigem que seus funcionários trabalhem por horas em frente a um computador, sentados – na maioria das vezes com uma postura incorreta -, com pequenas pausas e uma demanda infinita de trabalho.

O corpo vai ficando cada vez mais acostumado a ficar parado, gasta pouca energia e, consequentemente, menos gordura, nos sentimos cada vez mais letárgicos e os problemas de saúde começam a aparecer, como colesterol alto, hérnia de disco, diabetes, entre outros.

Estabeleça como prioridade dedicar algumas horas de sua semana à prática de alguma atividade física. Não espere seu médico recomendar exercícios como parte do tratamento de alguma doença. Previna-se praticando atividades físicas.

Procure um esporte que te agrade

Se é difícil para você encontrar algum esporte que te agrade, resgate na sua memória qual atividade na aula de educação física, na sua infância, era o seu preferido.

Procure por algum lugar que ofereça esta prática, como clubes, academias, grupos de esporte e se envolva. Marque horários, compre roupas adequadas e inclua a prática desta atividade em sua rotina.

Não importa como, mas mexa-se

Não pense que para praticar esportes ou qualquer atividade você precisa sair de casa, ou investir rios de dinheiro, praticar atividade física e perceber em seu corpo a importância do esporte para uma vida saudável pode ser mais simples do que imagina.

Hoje em dia, com o avanço das tecnologias e aumento da acessibilidade, você pode encontrar vários vídeos que ensinam alguns exercícios. Você pode pular corda, dançar, caminhar em volta de seu quarteirão, enfim. Seja o que for, escolha se mover. Apenas não fique parado.

A importância do esporte para uma vida saudável: aumento da imunidade

Nunca foi tão importante se manter saudável. Em tempos de pandemia, nossa maior defesa é o nosso próprio organismo. E como podemos prepará-lo para combater doenças e nos manter seguros?

Criando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente. Dessa forma estaremos prontos para lutar contra os vírus que porventura vierem nos acometer.

Percebeu a importância do esporte para uma vida saudável? Escolha hoje fazer algo que você goste, que traga ânimo, que te encha de endorfina e mova-se. Sua saúde física e mental agradecem e logo você verá os resultados.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin