Saúde Dicas Blog»Notícias»Anvisa retira mostarda e alecrim com insetos

Anvisa retira mostarda e alecrim com insetos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada imediata de lotes específicos de mostarda e alecrim dos supermercados de todo o país. A decisão foi tomada devido a problemas graves, que incluem desde a presença de insetos vivos até a circulação de produtos sem registro oficial de fabricação.

A agência interditou o lote 316625 da mostarda amarela de 3,3 kg da marca Cepera por suspeita de fraude e falta de rastreabilidade. A própria fabricante, Ind e Com de Prod Alim Cepera Ltda, informou que esse lote não consta em seus registros internos de produção.

O rótulo da embalagem também apresenta diferenças em relação aos modelos oficiais da empresa. Sem a garantia de procedência, a Anvisa proibiu a venda e o consumo do produto para evitar riscos à saúde.

A situação do alecrim da marca Nati Sul, produzido por Silvano Osvaldo Machado – MK Chas Especiarias, é considerada mais grave. Um laudo do LACEN-SC mostrou que o lote 0108 estava impróprio para consumo.

As análises encontraram a presença de insetos vivos e fragmentos de pelos de animais dentro das embalagens. Isso demonstra o descumprimento das Boas Práticas de Fabricação, levando à suspensão das vendas e à obrigação de recolher os produtos.

O consumo de alimentos com matérias estranhas pode causar infecções gastrointestinais e reações alérgicas. A presença de vetores biológicos indica que o local de produção não seguia os protocolos de higiene necessários.

A ação da Anvisa visa evitar que surtos alimentares sobrecarreguem o sistema público de saúde. Em casos de contaminação, o descarte é a opção mais segura.

As ordens de apreensão foram publicadas no Diário Oficial da União. As determinações estão detalhadas nas resoluções RE 1.415/2026 e RE 1.416/2026.

A recomendação para quem comprou esses itens é parar de usá-los imediatamente. O consumidor tem o direito de pedir a troca ou o reembolso no local onde fez a compra.

É importante guardar a nota fiscal e verificar o número do lote na embalagem para confirmar se o produto faz parte dos lotes interditados. A vigilância sobre os alimentos é um passo para garantir a segurança alimentar.

Sobre o autor: Fátima Watanabe

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.

Ver todos os posts →