saudicas-logo-350

É normal sangrar muito depois da primeira vez?

normal-sangrar-muito-depois-primeira-vez

 

Uma dúvida muito comum entre as mulheres é se é normal sangrar muito depois da primeira vez, e ainda existe um certo tabu em relação a esse assunto.

Na verdade, o que faz sangrar é devido ao rompimento do hímen. No entanto, nem todas as mulheres apresentam sangramento, ou seja, não existe uma regra.

Cada mulher reage de uma maneira, e por isso, é importante procurar um ginecologista. Tire todas as suas dúvidas, de maneira que esse momento seja mais prazeroso e, particularmente, seguro.

Se você já teve a sua primeira vez ou está se preparando, reunimos aqui as perguntas mais comuns. Com certeza, você vai encontrar a resposta aqui!

Por que sangra depois da primeira vez?

Antes de responder a pergunta se é normal sangrar muito depois da primeira vez, por que ocorre o sangramento?

Simplesmente em razão do rompimento do hímen, que é uma membrana que reveste a entrada da vagina, e é rompida quando há a penetração do pênis, causando assim o sangramento.

No entanto, como cada corpo é diferente, o hímen pode ser rompido e não ter sangramento nenhum.

Isso porque, existem vários tipos de hímen, onde alguns são mais elásticos que outros, assim como mais espessos ou finos.

Só para você ter uma ideia, algumas mulheres não sentem absolutamente nada, enquanto outras podem sentir um pouco de dor ou desconforto.

É normal sangrar muito depois da primeira vez?

Agora que você já entendeu porque ocorre o sangramento e que não existe uma regra, será que é normal sangrar muito depois da primeira vez?

A quantidade é pequena e vermelha mas logo some então não é normal sangrar muito.

Agora, em caso de sangramento abundante, é muito importante consultar um ginecologista.

Às vezes, dependendo do atrito ou menor lubrificação vaginal, pode acabar causando uma irritação na parede da vagina e com isso, um maior sangramento, porém, não é habitual.

Por que é importante procurar um ginecologista antes da primeira vez?

Geralmente, existem muitos mitos e tabus em relação à primeira vez, e nada melhor do que um ginecologista para esclarecer todas as dúvidas.

Além disso, é essencial se cercar de toda segurança, especialmente quanto a uma gravidez não desejada e doenças sexualmente transmissíveis.

No caso de evitar a gravidez, o médico vai sugerir um método contraceptivo seguro, e dar todas as orientações quanto às doenças, onde é praticamente obrigatório o uso de preservativos.

Se for o seu caso, pergunte tudo, por exemplo, se vai sentir dor ou se é normal sangrar muito depois da primeira vez.

 

Veja também: Útero pequeno – quais as causas, sintomas e tratamentos ?

 

É preciso ir ao ginecologista após a primeira vez?

É essencial que após ter a primeira relação sexual que a jovem passe por uma nova consulte. A partir daí, faça um acompanhamento regular, realizando o preventivo e outros exames.

Agora, essa consulta torna-se ainda mais necessária se a jovem sentiu algum desconforto, dor ou outro problema durante a relação sexual.

É importante saber se existe algo de errado ou não, e se for o caso, tratar.

Portanto, você já deve ter ouvido falar sobre a importância de consultar um ginecologista, pelo menos uma vez por ano, fazer todos os exames e ver se está tudo bem.

Evite problemas com soluções preventivas.

 

Gostou? Compartilhe