Dê uma nova olhada em seu estilo de vida.

Hidratante para pele seca: como manter a hidratação da pele

Antes de falarmos sobre o hidratante para pele seca, você precisa entender que o tipo de pele seca merece atenção.

Cuidados como manter a pele hidratada, realizar procedimentos como o skinbooster, limpeza facial, ou qualquer que seja o tipo de procedimento que ajuda a proteger e tonificar a pele são fundamentais.

Neste texto vamos ver um pouco sobre como deve ser a hidratação da pele e ainda algumas dicas para te ajudar a cuidar dela.

Hidratante para a pele seca: como hidratar a pele?

A melhor forma de combater a pele seca é com a hidratação diária. Uma pele bem hidratada evita problemas como ressecamento, coceira, vermelhidão, aspecto esbranquiçado e perda da elasticidade.

Mas, é importante que você saiba como fazer a hidratação deste tipo de pele, quais os produtos usar e o que fazer para tornar sua pele mais saudável. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você deve ter para manter sua pele sempre hidratada.

Escolha bem sua loção hidratante

Se atentar na hora de escolher sua loção é um passo importante. Seu hidratante deve ter a função de restaurar a barreira protetora da pele, repondo as ceramidas. Prefira os produtos com hidra-ureia, eles oferecem a reposição dos nutrientes  e uma hidratação mais profunda.

 No rosto, use produtos que não sejam muito gordurosos ou contenham óleo em sua composição. Isso porque essa é uma região que tem uma concentração de glândulas sebáceas, que deixam a pele mais oleosa.

Por isso, use um produto mais leve e de rápida absorção, aplicando em todo o rosto, pescoço e colo.

As mãos também merecem cuidados especiais e não podem ficar esquecidas em nossa rotina de cuidados diários. Escolha um bom hidratante, na versão miniatura, para levar consigo onde for.

Use a loção ao sair do banho

Este hábito deve fazer parte de sua rotina, desta forma, a umidade de nossa pele quando acabamos de sair do banho é preservada e o hidratante tem uma absorção maior na pele.

Depois do banho, evitando movimentos muito bruscos para secá-la, vestindo camisa, usando uma toalha de microfibra, para que ela possa absorver suavemente a água da pele, sem danificá-la. 

Capriche na hidratação

Algumas marcas possuem cremes específicos para os tipos de pele seca, invista nestes produtos, claro que antes você precisa realizar um exame e identificar qual é o seu tipo de pele.

Isso porque você precisa tratar de sua pele, de acordo com o tipo dela. Quando não atendemos a isso podemos causar o efeito contrário ao esperado com o cuidado.

Por exemplo, se você usar um produto para pele oleosa em uma pele seca, ele pode ressecá-la ainda mais, pois sua função é de diminuir a oleosidade da pele que já é muito hidratada.

Depois de seguir as dicas, vamos te ajudar com algumas das melhores receitinhas caseiras de hidratante para a pele.

Hidratante de coco, aveia e leite

Ótimo para peles secas e extrassecas, o hidratante caseiro de coco, aveia e leite deixa a pele mais bonita e macia.

O coco promove a hidratação da pele, enquanto a aveia, fica responsável pela nutrição e proteção dela, devido a suas propriedades que ajudam a renovar as células mortas da pele, contribuindo para uma pele lisa, macia e nutrida.

Ingredientes

  • 1 xícara de coco ralado;
  • ​1 colher de farelo de aveia;
  • 1 copo de leite morno.

Hidratante de óleo de amêndoas e lavanda

Esta outra receita de hidratante caseiro possui propriedades umectantes, que mantêm o equilíbrio, a umidade e a hidratação profunda da pele.

E a lavanda presente na receita, age melhorando a coceira, e vermelhidão e a descamação da pele muito seca, e ela ainda pode ser usada por pessoas com eczema ou psoríase.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cera de abelha;
  • ¼ xícara de manteiga de cacau;
  • 5 gotas de óleo de amêndoas;
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • Água filtrada para dar o ponto de creme.

Creme de óleo de coco, gerânio e vitamina E

O creme de óleo de coco, gerânio e vitamina E é uma outra ótima opção de hidratante para peles secas e extra secas, pois ele aumenta a umidade e hidratação da pele, e a mantém macia e suave.

O óleo de vitamina E ainda possui ação antioxidante, o que faz com que os danos causados pelos radicais livres, sejam evitados. 

E o óleo essencial de gerânio diminui a irritação da pele ressecada, pois este composto contém propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que podem ser usadas para auxiliar no tratamento de dermatite, eczema, acne e rosácea.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoas ou óleo de jojoba;
  • ¼ xícara de óleo de coco;
  • ¼ xícara de cera de abelha;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité;
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio;
  • 2 a 3 gotas de extrato de baunilha.

Hidratante de óleo de palmarosa

Outra opção de hidratante caseiro é o hidratante de palmarosa, que ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, promovendo a hidratação da pele danificada e seca, e a deixando tonificada, hidratada e saudável.

Ele ainda é ótimo no uso dos tratamentos de dermatite, psoríase, eczema, úlceras de pressão, também chamadas de escaras, e acne.

Ingredientes

  • 100 g de vaselina sólida;
  • 3 gotas do óleo essencial de palmarosa.