Você já parou para pensar sobre como um temporizador online é capaz de ajudá-lo a se tornar mais produtivo?

Não há como negar que o temporizador é uma invenção um tanto quanto simples, mas ainda assim ela é capaz de oferecer uma série de facilidades.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre como o temporizador online pode ajudá-lo a ser mais produtivo através da técnica Pomodoro.

Leia também: Como cuidar do sorriso na melhor idade?

O que é a técnica pomodoro?

Em suma, nada mais é que uma técnica que consiste em se manter 25 minutos concentrado na execução de uma única tarefa.

Assim que ficar esse tempo concentrado, existe um descanso de 5 minutos para que, ao final, retome a sua etapa de foco.

Dessa forma, acaba se tornando uma excelente ferramenta para gerenciar melhor o tempo, aumentando a sua produtividade.

Trata-se de uma estratégia que foi criada no fim dos anos 1980 pelo empresário e autor italiano Francesco Cirillo.

Quando criou esse método, Francesco usava um timer de cozinha em formato de tomate que, em italiano, se chama “pomodoro”. Daí vem o nome da técnica.

Mas, hoje em dia, como estamos cercados de tecnologia, é muito mais prático usar um cronômetro online.

Na época, Francesco era universitário e precisava aprender a melhor gerenciar o seu tempo, de modo que aumentasse a sua produtividade.

Foi por isso que começou a marcar 25 minutos para se focar em seus afazeres e, após, dava-se a recompensa de 5 minutos com outros afazeres que lhe dão um certo prazer.

Então, quando se tem alguma tarefa, seja ela pequena, grande, complexa ou não, a dica é dividir o trabalho em intervalos curtos e contados.

Dessa maneira, você consegue treinar o seu cérebro para que ele se concentre por curtos períodos de tempo.

Mas, durante os intervalos, é possível cuidar de todos os seus demais afazeres. Com o tempo, irá ajudar a melhorar a sua produtividade e concentração.

Utilizando a técnica de estudo pomodoro

Para usar a técnica pomodoro, você pode se beneficiar e muito dos temporizadores online, já que ele permite que qualquer um tenha acesso.

Por consequência, facilita ainda mais a usar a técnica pomodoro, que consiste em:

Saiba como determinar tempo de concentração
Saiba como determinar tempo de concentração

Determine o tempo de concentração

Primeiro, comece a fazer uma lista de tarefas ou disciplinas das quais você deve estudar. Assim que criar a lista, é só determinar o tempo para se concentrar.

Coloque o temporizador online para exatos 25 minutos, nem a mais, nem a menos.

Assim que esse tempo finalizar, descanse por cinco minutos e, em seguida, é só voltar e ficar mais 25 minutos sem interromper. Continue assim.

Mas, durante os 25 minutos procure se isolar completamente, a fim de se concentrar única e exclusivamente na sua tarefa, mais nada além disso.

Portanto, evite manter aparelhos eletrônicos que podem lhe distrair por perto, como televisão, tablet, celular etc.

Assim que você completar quatro vezes esse ciclo, aumente o seu descanso para 30 minutos.

Em seguida, volte e repita todo o processo de novo. O procedimento como um todo deve ter a duração de quatro etapas, isto é, duas horas de estudo.

Esse método costuma ser muito eficiente porque, ao invés de sentir que tem muito tempo do dia para estudar, saberá que tem apenas 25 minutos para ter o máximo de progresso possível.

Delimite as pausas

Assim que o seu temporizador online apitar, quer dizer que os 25 minutos já passaram e, portanto, deve parar tudo por cinco minutos.

Essas pausas forçadas acabam ajudando a evitar o esgotamento mental e, portanto, a dica é usar esse tempo para esticar as pernas, comer, ir ao banheiro, tomar café, respirar fundo, ver um vídeo etc.

Mas, assim que o temporizador online apitar após os 5 minutos, volte a fazer a segunda tarefa da lista, seguindo até completar os 4 ciclos.

Ao fim desse ciclo, a pausa pode ser maior, por volta de 20 a 30 minutos, no máximo. Nesse tempo, aproveite para limpar a sua mente e relaxar.

Leia também: Como saber se um dentista é bom?

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.