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O que posso comer na dieta low carb? Descubra!

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Se você está pesquisando tipos de dieta, provavelmente deve estar se perguntando: o que posso comer na dieta low carb, certo?

Lembrando que a dieta low carb é baseada no baixo teor de glicídios, ou seja, baixo teor de açúcares.

O principal objetivo desse programa alimentar é a perda de peso. Para isso, o propósito é privar o corpo de todo tipo de açúcar, e aumentar a quantidade de lipídios e proteínas.

Para você entender como funciona a dieta low carb e os alimentos que você pode comer, reunimos aqui as principais informações e assim, você decide se está ou não preparada para seguir!

O que é dieta low carb?

Primeiramente, antes de responder a sua pergunta sobre o que eu posso comer na dieta low carb, é importante entender o princípio dessa dieta.

Então, é um regime que visa o emagrecimento e consiste em cortar praticamente todos os açúcares.

Além disso, nas primeiras fases da dieta, a quantidade de açúcar não deve ultrapassar 20 g por dia, que é o equivalente a 2 iogurtes ou duas bolas de sorvete, porém, esses açúcares devem vir apenas de legumes.

É um pouco menos que a recomendação da OMS, que estabelece um limite diário de 25 g de açúcar.

Nas fases seguintes, é possível reintegrar progressivamente os alimentos contendo açúcar para permitir ao organismo se reacostumar pouco a pouco sem ganhar peso.

Antes de saber quais os alimentos liberados na dieta low carb, é importante entender o papel dos glicídios no nosso organismo.

Com as gorduras e proteínas, os glicídios são moléculas essenciais ao bom funcionamento do organismo, e o principal papel é fornecer energia às células.

O que eu posso comer na dieta low carb?

Um dos fatores que podem determinar se essa dieta é ou não para você está diretamente relacionado a: o que eu posso comer na dieta low carb?

  • Legumes;
  • Peixes e carnes;
  • Ovos e produtos lácteos;
  • Óleos e gorduras;
  • Nozes e grãos;
  • Frutas com pouca frutose;
  • Alternativas à farinha, como farinha de amêndoa;
  • Tofu;
  • Água;
  • Café e chá sem açúcar.

Sendo assim, quais os alimentos proibidos?

  • Pão;
  • Massas;
  • Arroz;
  • Batatas;
  • Lentilhas e ervilhas;
  • Frutas ricas em frutose;
  • Doces em geral;
  • Bolos;
  • Alimentos processados;
  • Sucos de frutas e refrigerantes.

Como a dieta low carb ajuda na perda de peso?

Embora algumas pessoas sejam contra, uma coisa é certa: a dieta low carb permite perder peso rapidamente e eficazmente.

Agora, é indispensável beber muita água durante a dieta para eliminar os resíduos de proteínas e os corpos cetônicos do seu organismo.

É um tipo de regime que garante uma perda de peso rápida desde as primeiras semanas, o que pode ser um fator motivador no início.

Para atender às necessidades energéticas, o organismo vai buscar isso nas reservas de gordura, o que reduz os picos de insulina e a vontade de consumir doces.

Como é uma dieta rica em proteínas, e como as proteínas são macronutrientes que são digeridos mais lentamente, isso promove uma maior sensação de saciedade.

Por fim, a perda de gordura. Após uma refeição contendo açúcares, a glicose, ao chegar até a circulação sanguínea, causa um aumento da glicemia. Por consequência, o pâncreas secreta a insulina.

A insulina é o hormônio que fornece o combustível ao corpo para que ele transporte o açúcar contido no sangue até os músculos e fígado, onde ele será armazenado como glicogênio.

Quando as reservas de glicogênio estiverem cheias, o corpo começa a transformar o glicogênio em gordura.

Então, agora, se as reservas não estão cheias, o corpo vai retirar a energia das gorduras, o que leva a uma perda de massa de gordura.

Quais as vantagens e desvantagens da dieta low carb?

Na verdade, qualquer tipo de dieta tem suas vantagens e desvantagens, e com a low carb não é diferente.

Então, veja as vantagens e inconvenientes de seguir uma dieta sem açúcar.

Vantagens:

  • Perda de peso rápida;
  • Não sentir fome;
  • Bem-estar e sem cansaço;
  • Não precisar contar as calorias;
  • Usar aquela roupa de academia que estava apertada;
  • O desejo por açúcar desaparece nas primeiras semanas;
  • Indicada para diabéticos porque ajuda a controlar a glicemia.

E quais os inconvenientes?

Assim como todo regime para emagrecer, há o risco do efeito sanfona se não seguir a fase de estabilização.

Um outro cuidado é que como não há o controle do consumo de carnes e produtos mais gordurosos, o excesso desses alimentos pode causar problemas cardiovasculares.

Outro inconveniente é que o consumo excessivo de lipídios e proteínas podem causar mau hálito.

Isso não significa que você não deva fazer, mas é preciso levar em conta esses fatores.

Em caso de dúvida, recomenda-se consultar um nutricionista esportivo que poderá dizer se a dieta low carb é adaptada para seu problema de perda de peso e à sua saúde.

Dicas para uma dieta low carb de sucesso

Para finalizar, veja algumas dicas para que sua dieta low carb seja um sucesso:

  • Procure ter um déficit calórico de 500 calorias por dia;
  • Consuma, no máximo, 100 g de açúcar por dia;
  • Consuma de 1,5 a 2 g de proteína por quilo de peso corporal por dia;
  • Prefira as gorduras vegetais;
  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia;
  • Obtenha os açúcares principalmente de legumes e frutas;
  • Faça fortalecimento muscular e atividades de resistência;
  • Aumente seu consumo de açúcar antes e após um treino intenso;
  • Evite comer em restaurantes;
  • Não beba álcool.

Conclusão

Sendo assim, agora que você tirou a sua dúvida sobre o que eu posso comer na dieta low carb, as vantagens e inconvenientes, ficou mais fácil ter uma ideia se atende ou não às suas necessidades.

Portando, o importante é sempre iniciar qualquer dieta para perder peso, consultar um profissional para dar as orientações e fazer o acompanhamento!

 

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