saudicas-logo-350

A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor da artrite?

acupuntura-ajudar-aliviar-dor-artrite
A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa. Destina-se a corrigir desequilíbrios de energia, ou “chi”, no corpo. Para fazer isso, os praticantes usam agulhas de aço inoxidável muito finas para estimular os 14 principais canais de transporte de energia do corpo, ou “meridianos”.

A acupuntura pode reduzir a dor, aumentando a quantidade de analgésicos naturais que seu corpo produz, chamados endorfinas.

Quais condições podem ajudar a tratar?

A acupuntura pode fazer parte do tratamento da dor crônica, como:

  • Artrite
  • Lombalgia, pescoço ou dor muscular
  • Dor após a cirurgia

Alguns estudos mostraram que é um tratamento eficaz para:

  • Dor de dente
  • Fibromialgia
  • Náusea da quimioterapia

Mais estudos são necessários para ver como funciona para dores de cabeça, dor de telhas, dor facial e como ajuda para parar de fumar.

Você não deve confiar na acupuntura para tratar uma doença crônica ou grave, a menos que consulte um médico primeiro. A acupuntura pode não ser a melhor maneira de melhorar sua condição. Ou pode ser bom para você, mas não substitui outros cuidados médicos, como fisioterapia ou medicação. Para certas condições, como câncer, você deve fazer acupuntura apenas em combinação com outros tratamentos.

O que acontece durante uma sessão

A pessoa que te trata é chamada de acupunturista. Eles vão esfregar cada área com álcool antes de colocar uma agulha muito fina no local. O número de agulhas que você obterá, onde elas são colocadas e quão profundamente elas são inseridas depende do seu caso particular.

As agulhas permanecerão no local por vários minutos a uma hora. O acupunturista pode ajustá-los, aquecê-los ou energizá-los eletricamente para intensificar o efeito. Você pode sentir algum formigamento se a eletricidade for usada. Deve ser leve, e você pode pedir ao seu acupunturista para diminuir a qualquer momento.

Pode ser necessário fazer mais de uma sessão.

Acupuntura dói?

Não. Você pode sentir uma leve picada quando a agulha é inserida, mas é muito menor do que a picada que você sente durante a injeção, já que as agulhas são muito mais finas. Você pode sentir um peso, dormência, formigamento ou dor leve após a inserção das agulhas.

É seguro?

Sim. Quando a acupuntura é feita com agulhas descartáveis ​​em condições limpas e estéreis e por um profissional qualificado, as complicações são muito improváveis.

Quais são as vantagens disso?

É uma maneira livre de drogas para aliviar a dor. Você não pode ficar viciado nisso. E o acupunturista pode ver imediatamente como você responde e fazer as alterações necessárias.

Com que frequência devo fazer acupuntura?

Depende da sua condição e de quão bem ele funciona para você. Como pode levar várias sessões até que você sinta um benefício, planeje ir pelo menos 5 a 10 vezes.

Existem restrições sobre o que posso fazer após um tratamento?

Você provavelmente vai se sentir muito relaxado, porque a acupuntura pode ser muito calmante. Então você pode querer ter alguém que possa levá-lo para casa. Se você se sentir bem após a sessão, ainda precisa se controlar para não tentar fazer muito, muito cedo. Você também deve continuar tomando os medicamentos prescritos pelo seu médico.

Leia também: Terapias alternativas: o que são?

Gostou? Compartilhe