Cuidar de uma criança não é tarefa fácil e todos sabemos disso. Desde o nascimento até o início da adolescência, são diversos os desafios que envolvem os cuidados que um ser humano precisa ter para se desenvolver corretamente, não é verdade?

Um desses desafios é “como identificar e tratar o ronco em crianças”, um problema que pode afetar significativamente a saúde e o desenvolvimento delas.

Com o crescente aumento da poluição – sobretudo nos grandes centros urbanos – problemas relacionados a distúrbios respiratórios passaram a se tornar mais presentes na vida dos pequenos, ao passo que, nesse artigo, te ensinaremos a identificar e a tratar o ronco em crianças de forma adequada. 

Presença do ronco na infância

De acordo com o MSD, referência profissional no diagnóstico e tratamento de doenças, o ronco é um dos sintomas mais comuns dos distúrbios respiratórios presentes na infância.

Para alguns, roncar é um ato que parece natural e comum em recém-nascidos, porém, isso nem sempre se aplica. Na realidade, constatar o ronco na vida de uma criança é extremamente importante, visto que ele pode indicar problemas mais sérios, 

Dito isso, surge a seguinte dúvida: como identificar o ronco na infância da maneira correta? Em termos bastante técnicos, roncar é um ato que abrange um espectro que vai da síndrome de resistência das vias respiratórias superiores até a apneia obstrutiva do sono.

Em outras palavras, o ronco é o resultado(ruído rouco ou áspero) da obstrução parcial da respiração durante o período de sono, seja em adultos ou em crianças.

A correta identificação desse ruído é fácil de ser constatado pelos próprios pais! Para isso, basta que se observe, com alguma regularidade, o sono da criança, de preferência durante períodos mais longos, entendido? 

Uma vez constatado a presença do ronco durante o adormecer, uma coisa é certa: será preciso buscar um tratamento eficaz, e que isso seja feito o mais rápido possível.

Tratamento do ronco em crianças

Ao contrário do que se pensa, não se deve ignorar a presença do ronco, sendo que em crianças o tratamento precisa ser realizado com cuidado. 

Inclusive, vale ressaltar que, atualmente, existem diversas opções de tratamento, algumas naturais e outras mais eficazes que utilizam aparelhos especiais.

Uma boa dica para diminuir a intensidade do ronco, por exemplo, é alterar a posição na qual  a criança costuma dormir: esse alívio pode ser observado de maneira imediata!

Outra boa dica é a não utilização de chupetas, que facilitam e muito a incidência do problema.

Como regra geral, o tratamento do ronco em crianças varia conforme a causa do ruído. Dessa forma. vale a pena consultar um pediatra ou médico especializado para avaliar o estado do distúrbio e indicar o melhor caminho.

Desde já, para facilitar a vida dos pais que estão preocupados com a questão, podemos dizer que umas das melhores formas de tratar o ronco é aderindo a utilização do CPAP em casos mais graves, ou travesseiros contra apneia em casos mais leves.

O que é CPAP?

É consenso geral entre os especialistas do sono que, dentre as terapias respiratórias mais utilizadas, o CPAP é certamente a mais eficaz. Mas afinal de contas, o que é isso? 

O CPAP nada mais é do um aparelho de pressão contínua que produz um fluxo de ar bastante uniforme e constante, sendo ideal para o tratamento do ronco. Por ser prático, facilita a vida de pacientes que exigem mais atenção, como é o caso das crianças.

Em inglês, a sigla quer dizer “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”. A geração de ar constante durante toda a noite realizada pelo aparelho de maneira direta, evita que as vias aéreas da criança fiquem obstruídas. 

Como adquirir um CPAP?

A princípio, é comum vermos pessoas reclamando do preço do CPAP, o qual está longe de ser acessível para todas as famílias do país.

Como opção mais prática, empresas como a Physical Care alugam esse tipo de equipamento com melhor custo-benefício: é o que chamamos de cpap aluguel, alternativa rápida e prática para quem deseja acelerar o tratamento do ronco em crianças.  

Uma boa noite de sono é essencial para qualquer ser humano, em qualquer idade. Então tenha muita atenção para corrigir problemas desde o início.

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.