Dê uma nova olhada em seu estilo de vida.

Como posso dormir com artrite reumatoide? Saiba dicas para prevenir ou reduzir a insônia 

Pessoas com artrite reumatoide podem achar que a dor ou desconforto os impede de adormecer. No entanto, existem algumas coisas que as pessoas podem tentar que podem ajudar com a insônia.

A artrite reumatóide (AR) afeta atualmente um grande número de pessoas. Dor, desconforto e os efeitos colaterais da medicação podem tornar mais difícil para uma pessoa com AR dormir ou permanecer dormindo.

Os adultos com mais de 18 anos requerem um mínimo de 7 horas de sono por dia. Receber regularmente menos do que isso pode ter um impacto na saúde de uma pessoa.

A falta de sono pode piorar os sintomas da AR e levar a um surto da doença. A fadiga pode tornar a dor mais difícil de controlar.

Artrite reumatóide e insônia

A AR pode causar dor, o que pode causar estresse ou preocupação e impedir que uma pessoa adormeça. Algumas pessoas podem achar que seus sintomas as fazem acordar do sono. 

Os efeitos colaterais de alguns medicamentos, como prednisona e hidroxicloroquina , também podem causar insônia. 

É uma boa ideia tomar esses medicamentos no início do dia para reduzir esses efeitos potenciais.

Artrite reumática causa falta de sono e dores intensas  

Quando se faz uma cirurgia no joelho, é normal o paciente se perguntar “porque sinto dor no joelho quando estou dormindo” isso porque o pós operatório pode ser doloroso.

O sono é um dos agentes que ajudam na recuperação de um paciente depois de uma cirurgia e é normal sentir dor e/ou desconforto na parte da noite.  

Mas saiba que se a dor acontece durante o sono ou até mesmo não te deixa dormir e a causa não é resultado de uma cirurgia invasiva, então obviamente isso não é um bom sinal. 

As pessoas com artrite reumática, que também têm problemas de sono moderados a graves, tendem a sentir a dor mais intensamente na parte da noite. 

Isso, por sua vez, pode causar mais dificuldade para dormir. Pode ser possível que a falta de sono afete a maneira como o cérebro interpreta a dor.

O sono é essencial para o bem-estar de uma pessoa. Para pessoas com AR, o sono é particularmente crucial para diminuir os sintomas e ajudá-los a lidar com sua dor ou desconforto.

Dicas para lidar com a insônia

As dicas a seguir para prevenir ou reduzir a insônia envolvem fazer mudanças no estilo de vida em vez de tomar medicamentos.

Exercício

O exercício suave é uma maneira significativa de reduzir ou melhorar os sintomas da AR. O exercício também pode ajudar uma pessoa a adormecer e melhorar seu humor e bem-estar.

As pessoas com artrite reumática devem começar devagar e aumentar a quantidade de atividade que realizam de acordo com sua capacidade. É melhor fazer uma pequena quantidade de exercício do que nada.

Caminhar, nadar, andar de bicicleta e alongar são exemplos de exercícios que não sobrecarregam muito as articulações ou o corpo de uma pessoa.

O exercício também pode ajudar a manter as articulações de uma pessoa flexíveis, o que deve melhorar a amplitude de movimento das articulações. 

As pessoas devem evitar atividades que exerçam muita pressão nas articulações, por exemplo, pular.

A AR também pode causar incapacidade a longo prazo, e o exercício pode ajudar a prevenir ou retardar isso.

Reduza ou evite a cafeína

A cafeína pode impedir que as pessoas adormeçam.

As pessoas com AR devem reduzir ou evitar o consumo de cafeína nas horas que antecedem a hora de dormir, se isso afetar o sono.

É possível substituir o café ou chá por versões descafeinadas ou chás de ervas . Fique atento a fontes ocultas de cafeína, como refrigerantes , bebidas energéticas e chá verde .

Evite álcool

Beber álcool antes de dormir pode impedir que uma pessoa adormeça facilmente. Também pode significar que uma pessoa acorda do sono ou não dorme tão profundamente.

Beber álcool juntamente com alguns medicamentos para AR também pode representar um risco à saúde.

Tente não cochilar

Alguns medicamentos para artrite reumatóide podem causar sonolência e cochilar ou adormecer ao longo do dia pode dificultar o sono na hora de dormir.

As pessoas devem tentar evitar cochilar por esse motivo. Tomar ar fresco ou fazer exercícios de alongamento pode ajudar a pessoa a se sentir menos sonolenta e evitar cochilos.

Relaxar

Viver com artrite reumatóide pode ser estressante e tirar um tempo para relaxar, principalmente antes de tentar adormecer, pode ajudar.

Tente criar uma rotina de dormir que seja a mesma diariamente. As pessoas podem optar por ler um livro, acender uma vela ou tocar uma música calma.

Às vezes, quando uma pessoa está tentando dormir, preocupações ou preocupações geralmente se intrometem em suas mentes. Manter um bloco de notas ou ditafone ao lado da cama para registrar essas preocupações pode ajudar a mantê-las fora da mente.

Tenha uma rotina de cuidado para dormir 

Cuidados no sono significa adotar bons hábitos para dormir melhor, incluindo:

  • ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias
  • tornando o quarto um espaço tranquilo e relaxante
  • manter a temperatura fresca no quarto
  • usando persianas blackout para garantir que o quarto esteja escuro o suficiente para dormir
  • desligar dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de ir para a cama

Uma boa rotina de cuidados para dormir pode ajudar o corpo a reconhecer quando é hora de dormir. Uma pessoa relaxada sem distrações deve ser capaz de adormecer mais rápido.

Meditar

Pesquisas sobre meditação da atenção plena sugerem que ela pode ajudar a tratar a insônia.

Tirar um tempo para fazer um exercício de meditação, como focar na respiração, pode ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo. 

Meditar pode tornar mais fácil adormecer ou ajudar uma pessoa a voltar a dormir e acordar do sono.

Não comer demais antes de dormir

Dormir com o estômago muito cheio pode impedir que uma pessoa adormeça.

Tente comer pelo menos algumas horas antes de ir para a cama. Qualquer lanche antes de tentar adormecer deve ser leve.