Ortopedista especialista em ombro: pratico esportes, quando devo me consultar?

ortopedista-especialista-ombro-pratico-esportes

Lesões no ombro são prevalentes, especialmente em atletas que usam movimentos repetitivos em seus esportes, como nadadores, jogadores de tênis, arremessadores e levantadores de peso. 

Embora seja comum em atletas, as lesões também podem ocorrer durante as atividades cotidianas. 

Um número incontável de pessoas convive com dores no ombro todos os dias. Se você é uma daquelas pessoas que sente fraqueza ou tem problemas para levantar acima da altura do ombro, deve consultar um de nossos cirurgiões.

Quando consultar um médico ortopedista especialista em ombro?

A maioria das lesões no ombro resulta de problemas nos ligamentos, tendões e músculos. 

Lesões podem se desenvolver com o tempo como resultado do uso repetitivo ou da ignorância dos sinais de alerta de um problema. Ocasionalmente, pode ocorrer uma lesão durante ou após um acidente.

  • Buscando atenção imediata: Se você está sentindo dor no ombro com dificuldade para respirar ou sensação de aperto no peito, você pode estar tendo um ataque cardíaco. Você precisa de atenção médica imediata. Você também deve procurar atendimento médico imediatamente se a dor no ombro for causada por uma lesão. Procure ajuda imediatamente se tiver uma articulação que pareça deformada, incapacidade de usar a articulação, dor intensa ou inchaço repentino.
  • Agendando uma consulta ao consultório: Marque uma consulta com seu médico quando possível se estiver sentindo inchaço, vermelhidão ou sensibilidade e calor ao redor da articulação. Não espere para marcar uma consulta se sentir qualquer nível de dor.
  • Autocuidado: Se você está sentindo uma pequena dor no ombro, pode tentar analgésicos, descansando e usando gelo para aliviar o desconforto. Evite usar o ombro de maneiras que possam piorar seu desconforto. 

Os cirurgiões ortopédicos classificam as lesões no ombro em muitas categorias, principalmente traumáticas ou por uso excessivo. 

Os dois problemas de ombro mais comuns observados por cirurgiões ortopédicos são lesões do manguito rotador e instabilidade. 

O ombro tem mais mobilidade do que qualquer outra articulação do corpo, o que leva a mais lesões. 

A dor no ombro geralmente pode ser corrigida com um tratamento não cirúrgico simples, como medicamentos antiinflamatórios e fisioterapia; as injeções de cortisona também podem ajudar a reduzir a dor e o desconforto.

Se o manejo não operatório não melhorar a dor e o desconforto, a cirurgia pode ser necessária. 

Existem muitas opções de tratamento, mas geralmente são mais eficazes se a lesão for diagnosticada precocemente.

Como é a consulta com um médico ortopedista especialista em ombro?

Na sua consulta, seu médico conversará com você sobre seus sintomas. Testes adicionais, como raio-X, ultrassom ou ressonância magnética, podem ser usados ​​para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da laceração.

Seu médico pode recomendar fisioterapia para melhorar a força do ombro. As injeções são uma opção para ajudar a reduzir a dor, embora seja importante lembrar que, embora a dor possa ter passado, o problema subjacente não está. 

A cirurgia pode ajudar a reparar o tendão e, se necessário, substituir a articulação do ombro.

As luxações do ombro podem ser parciais ou completas, o que significa que a bola sai parcialmente do encaixe ou para fora do encaixe.

A condição também pode ser causada quando os pacientes apresentam ligamentos frouxos em seus ombros – seja a frouxidão devido à anatomia ou resultado de movimentos repetitivos acima da cabeça. 

Aqueles que jogam vôlei, tênis ou natação às vezes têm os ligamentos do ombro distendidos. Também é comum em quem tem uma ocupação que exige trabalho indireto regularmente.

A separação do ombro é uma condição causada apenas por ligamentos frouxos – os ossos permanecem no lugar, mas os ligamentos frouxos criam uma sensação de instabilidade e fraqueza no ombro. 

Conforme detalhado acima, alguns esportes e ocupações específicos podem aumentar o risco de problemas nos ligamentos do ombro.

O que um médico ortopedista especialista em ombro pode receitar?

A fisioterapia e modificações em suas atividades podem ajudar a minimizar os sintomas. A fisioterapia também pode ajudar a fortalecer o ombro para melhorar a estabilidade. 

Medicamentos antiinflamatórios e injeções também podem ajudar a aliviar o inchaço e a dor. A cirurgia às vezes é necessária para reparar ligamentos danificados, permitindo-lhes manter o ombro no lugar novamente.

As lesões que podem causar ruptura do lábio incluem queda no ombro ou braço, um golpe direto no ombro, atingindo a cabeça rapidamente ou um puxão repentino. 

Alguns atletas, como levantadores de peso ou atletas arremessadores, podem ver esses tipos de lesões como resultado de um movimento repetitivo que desgasta o lábio.

Uma laceração do lábio causa dor, especialmente quando atinge a parte superior. Isso pode criar uma sensação de instabilidade e perda de força, junto com uma diminuição na amplitude de movimento. Algumas pessoas têm uma sensação de esmagamento ou estalo e travamento na junta.  

Conclusão

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos do manguito rotador, enquanto os medicamentos antiinflamatórios podem ajudar a aliviar os sintomas. 

A cirurgia pode ser necessária se não houver melhora com tratamentos mais conservadores. 

Para uma ruptura do lábio, a cirurgia é minimamente invasiva. Embora a terapia seja sempre necessária após a cirurgia para recuperar a amplitude de movimento e a força, o tempo de inatividade é mínimo.

Diante disso, se você tem o hábito de praticar esportes ou é atleta consulte periodicamente seu médico ortopedista especialista em ombro de confiança para evitar qualquer condição mais séria. 

Leia também: Considerando a cirurgia da coluna? O que você precisa saber

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin