Uma das preocupações das mães é quanto ao perímetro cefálico bebê 4 meses, até para saber se está se desenvolvendo normalmente.

Por isso, após o parto, mede-se a cabeça do recém-nascido, para que o pediatra identifique se há algum problema.

Inclusive, se consulta o perímetro cefálico do bebê sempre em consultas pediátricas de rotina.

Apenas a título de curiosidade, a Organização Mundial de Saúde recomenda como medida padrão o perímetro da cabeça de recém-nascidos de 32 centímetros.

É óbvio que pode haver uma variação, de acordo com as características genéticas e étnicas.

Mas aqui vamos focar no perímetro cefálico bebê 4 meses, e quando é sinal de que alguma coisa não vai bem.

Perímetro cefálico bebê: o que é?

O perímetro cefálico significa a medição da cabeça do bebê.

O médico usa uma fita métrica, e passa por toda a circunferência da cabeça da criança para saber se o tamanho está normal para aquela idade.

Com base nessa medição, é possível saber se o desenvolvimento do cérebro da criança está dentro da normalidade. Qualquer alteração, será necessário avaliar o que está acontecendo.

Perímetro cefálico bebê 4 meses: qual é o normal?

O perímetro cefálico bebê difere de meninos e meninas, e apenas para você ter uma ideia, nos quatro primeiros meses, a cabeça do bebê cresce cerca de metade do que ela vai crescer até completar um ano de idade.

Enquanto a medida para meninos pode variar de 40,5 a 42,6 cm, o de meninas varia entre 39,3 e 41,8 cm.

Além disso, pode haver uma alteração conforme a genética e etnia da população, e apenas o médico é capaz de dizer se está ou não normal.

Perímetro cefálico bebê 4 meses: quando me preocupar?

Se o perímetro cefálico bebê 4 meses não estiver dentro dos padrões, o médico pode suspeitar de microcefalia ou hidrocefalia, pois causam mudanças no tamanho da cabeça da criança.

Ao fazer esse exame, é a melhor maneira de acompanhar o desenvolvimento cerebral da criança. E no caso de uma alteração, o médico vai orientar quanto ao tratamento mais adequado.

Na maioria das vezes, o pediatra solicita outros exames, como ressonância, tomografia ou ultrassom.

É a forma de permitir que a criança cresça saudável, mesmo se apresentar um problema que não tenha cura.

Leia também: Pomada para Unha Encravada de Bebê: qual e como usar?

Conclusão

Embora você mesmo possa medir o perímetro cefálico bebê 4 meses, não entre em desespero se notar uma medida maior, pois talvez não seja nada.

Portanto, o ideal é levar seu bebê a todas as consultas com o pediatra e tirar todas as suas dúvidas!

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.