Recuperação da rinoplastia

rinoplastia

rinoplastia pode ser estética (realizada quando a pessoa não está satisfeita com o formato, tamanho ou outros detalhes do nariz), funcional (quando é preciso melhorar a função respiratória do paciente), étnica (traz equilíbrio simétrico ao rosto sem prejudicar as características da etnia do paciente), reconstrutiva (quando o nariz precisa ser reconstruído por acidentes, doenças) ou secundária (uma nova cirurgia para correção de uma anterior).

rinoplastia estética é um dos procedimentos estéticos mais realizado no nosso país e considerada uma cirurgia simples e com poucos riscos. Tem duração média de duas horas.  A rinoplastia é contraindicada para pessoas com problemas de coagulação, mulheres gestantes e em fase de amamentação, crianças e pessoas que estejam em tratamento de doenças.

O tipo de anestesia utilizada vai depender do tipo de complexidade do procedimento. O cirurgião plástico indicará ao paciente qual a melhor opção e dará todas as orientações necessárias.

O pré-operatório não requer muitos preparos e o cirurgião plástico pedirá os exames de rotina para procedimentos cirúrgicos. É orientado que não se fume nos quinze dias que antecedem o procedimento, assim como não o realize se estiver com algum tipo de doença no dia que ele será realizado. É importante ir acompanhado no dia do procedimento para ter quem o leve para casa, pois o repouso deve se iniciar assim que o paciente é liberado para ir para casa.

Cuidados pós-operatórios da rinoplastia

O pós-operatório requer cuidados especiais e específicos para que não ocorram complicações. É essencial segui-los à risca para que a recuperação seja total e o resultado o esperado.

  • É comum sentir dor e o médico indicará os medicamentos que podem ser utilizados;
  • Não utilize medicamentos por conta própria;
  • Fazer o repouso indicado pelo médico. Ele pode variar de uma semana até 15 dias, dependendo do paciente.
  • No período de repouso não se pode fazer exercícios físicos, carregar peso e nem ter relações sexuais.
  • Nesse período não se deve se expor ao sol e a friagem;
  • Não use água quente ao lavar o rosto e os cabelos durante as duas primeiras semanas, pois ela pode fazer inchar o nariz;
  • Faça as lavagens com soro pelo período determinado pelo médico;
  • Sangramentos no primeiro e segundo dias após o procedimento são normais;
  • Não retire o curativo por conta própria;
  • Evite alimentos quentes nos três primeiros dias;
  • Após o segundo dia, a alimentação pode ser normalizada;
  • Dormir com a cabeça elevada;
  • Não assoar o nariz. O soro vai fazer a limpeza.
  • Não falte as consultas marcadas. O médico precisa avaliar com o pós-operatório está ocorrendo.

O inchaço total costuma desaparecer em até três meses após a rinoplastia e o seu resultado definitivo costuma ser visto depois do sexto mês.

Os custos de uma rinoplastia variam muito de acordo com o tipo de procedimento que será realizado, mas a média é de R$ 9.000,00 podendo ser superior a R$ 15.000,00.

Todo procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, deve ser realizado com médicos de confiança e que tenham boas referências. Buscar essas informações antes de realizar o procedimento é essencial para garantir que tudo seja feito da melhor maneira e o resultado seja o melhor.

Antes de ir à consulta, pesquise bastante sobre a rinoplastia e tire todas as dúvidas antes de marcar a data para o procedimento cirúrgico.

O cirurgião plástico deve tirar todas as suas dúvidas e transmitir segurança com relação à rinoplastia. Caso não se sinta seguro busque outros médicos. Confiança paciente/médico é essencial, inclusive para os bons resultados da rinoplastia, assim como de outros procedimentos cirúrgicos.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin