Saúde bucal e autoestima, como estão relacionadas?

saude-bucal-autoestima-estao-relacionadas

Assim como nosso cabelo, pele ou condição física, a saúde bucal e a autoestima são dois tópicos diretamente relacionados que afetam tanto o nível de satisfação pessoal quanto a forma com que nos enxergamos e nos relacionamos socialmente.

Essa correlação pode afetar pessoas de diversas faixas etárias, carreiras e estilos de vida. Afinal, problemas relacionados à aparência e a saúde dos dentes podem causar um grande impacto na autoconfiança desde crianças e adolescentes até profissionais de diferentes segmentos, como professores e advogados.

Cada dia mais a preocupação com um sorriso perfeito e brilhante toma espaço na lista de prioridades na vida e nas rotinas de beleza de pessoas do mundo todo, que identificam que a saúde da cavidade tem impacto direto em suas vidas e organismo.

Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), entre os anos de 2014 e 2015, a procura por tratamento de clareamento e demais procedimentos dentários de cunho estético triplicaram.

Já entre 2015 e 2018 outra pesquisa realizada pelo SBOE também constatou que a busca por serviços na área de cirurgias e estética odontológica também aumentou 300%.

Inclusive, na pandemia o segmento ainda conseguiu se manter, contando com um aumento de 50% nos procedimentos estéticos pouco invasivos, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mais ainda, a previsão é que essa tendência continue a crescer e, nos próximos quatro anos, o mercado cresça mais 4%.

Saúde bucal para uma autoestima renovada     

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a aparência dos dentes tem relevância direta com a saúde, pois o sorriso tem o potencial de fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade ou desconfortáveis, trazendo também a sensação de limpeza da estrutura e confiança. Com isso, o impacto psicológico tende a ser considerável.

É também por isso que as empresas têm se interessado cada vez mais por aderir e proporcionar o convenio odontologico empresarial.

O fato é que os benefícios de um sorriso bonito e saudável vão muito além do bem-estar individual e podem representar grandes vantagens para as próprias empresas, como:

  •  Diminuição das faltas e atrasos em relação a problemas dentários;
  • Aumento da autoconfiança e autoestima dos funcionários;
  • Melhora a satisfação dos colaboradores em relação à empresa;
  • Economia nos gastos gerais;
  • Aumento da produtividade.

Por outro lado, problemas bucais como cáries, dentes tortos, quebrados ou manchados, podem causar grandes problemas com a autopercepção e saúde da cavidade e organismo, podendo acarretar em sintomas de depressão, ansiedade e até a sensação de não pertencimento, ou mesmo mais doenças na estrutura.

Por conta desses impactos, tais problemas podem até impedir as pessoas de iniciar conversas e participar de importantes discussões, influenciando no relacionamento interpessoal e desenvolvimento profissional.

Nesse sentido, a necessidade do contato direto constante com os clientes e fornecedores é, inclusive, um dos motivos pelo qual pessoas que possuem CNPJ têm recorrido ao plano odontologico para MEI.

Procedimentos estéticos para um sorriso radiante

A dentística é uma área da odontologia voltada para os cuidados com a restauração dos dentes e de toda a parte estética do sorriso e face, mas pode fazer muito mais do que sua definição.

Hoje em dia é possível realizar procedimentos de correções que podem melhorar até os problemas mais complicados e mudar por completo a aparência e a qualidade do seu sorriso, como no caso do aparelho, que corrige o alinhamento e proporciona mais bem-estar ao sorrir, bem como pode melhorar a respiração e fala do paciente.

Além desse, alguns exemplos de procedimentos estéticos que podem ser feitos junto ao seu odonto empresarial ou clínica de confiança são:

  1. Clareamento – Consiste em um procedimento realizado para corrigir manchas e o aspecto amarelado dos dentes, deixando-os brancos e com mais brilho;

  2. Lente de contato dental – As lentes de contato dentárias, como são conhecidas, são lâminas de porcelana colocadas na superfície do dente com a finalidade de corrigir tamanho, coloração, quebras ou rachaduras, podendo alterar o formato dos dentes para que se adeque às necessidades e preferências do paciente;

  3. Implante dentário – É o procedimento de substituição dos dentes perdidos por uma versão sintética, restabelecendo a estrutura;

  4. Gengivoplastia – Trata-se de um tipo de cirurgia plástica realizada a fim de corrigir o excesso da gengiva e, consequentemente, melhorar a qualidade do sorriso.

A odontologia estética, seja ela realizada pelo plano odontologico empresarial ou não, é a responsável por corrigir problemas ortodônticos e demais situações com a mordida errada e desordens como o bruxismo.

Solucionar esses problemas podem curar dores de cabeça, nas costas e até pescoço, ajudando ainda na alimentação ao proporcionar a possibilidade do paciente voltar a ingerir alguns tipos de alimento que não conseguia devido às limitações.

Garantia de mais facilidade nas consultas

Desta forma, é importante destacar que a saúde e beleza dos dentes dependem não somente de uma boa escovação e de cuidados pessoais, mas do acompanhamento regular com profissionais da área.

No entanto, as consultas e procedimentos podem ser caros quando feitos de forma individual e no atendimento particular.

Por isso, contar com um plano odontologico se torna o caminho ideal para que as visitas ao dentista estejam sempre em dia, promovendo mais saúde à cavidade.

Basicamente, os convênios odontológicos oferecem os serviços exigidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que incluem os procedimentos obrigatórios básicos como limpeza, prevenção, cirurgias, tratamento de cáries e realização de restaurações.

Nesse caso, dos planos mais simples, os procedimentos estéticos geralmente ainda tendem a ser pagos de forma independente, mas com possibilidade de reembolso de parte do valor pela operadora.

Para além dos planos básicos, é possível verificar junto a operadora de convênio ou mesmo empresa que oferece o serviço como benefício quais outras opções de pacotes, que podem ir até os premiuns e cobrir tratamentos mais complexos e até estéticos.

Contudo, dentre as principais vantagens dos convênios odontológicos é que tem baixo custo e otimizam o processo de atendimento, permitindo que o acompanhamento seja feito de forma regular mais facilmente.

Além disso, por serem mais em conta, permitem que seja vantajoso investir em plano dental coletivo empresarial e em outros planos semelhantes,que possuam uma cobertura completa, ou mesmo simples, para um número maior de vidas, agregando mais vantagens – como o valor ainda mais reduzido e dedução no imposto de renda.

Existem diversas empresas que oferecem serviços que combinam o tratamento relacionado à saúde dos dentes com a cobertura dos tratamentos estéticos, promovendo saúde, bem-estar e beleza ao paciente.

Por isso, o importante é pesquisar e encontrar o melhor serviço que atenda suas necessidades e expectativas, avaliando custo-benefício e amplitude dos planos.

Deste modo, a saúde bucal e a autoestima serão preservadas e valorizadas de modo facilitado e mais acessível.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin