Sentindo mais dor no joelho durante a quarentena? Saiba o porquê.

sentindo-dor-joelho-durante-quarentena-saiba-porque

Além da dor nas costas, a segunda queixa mais comum atualmente é a dor no joelho. As pessoas ficam muito mais sentadas, o que aumenta a rigidez dos joelhos. E muitos de nós estão fazendo diferentes tipos de atividades do que fazíamos há seis semanas, o que, para alguns, está expondo problemas nos joelhos que eles nem sabiam que tinham.

Surgimento das dores

Vamos fazer um exemplo para ver se você se encaixa nesse caso comum na quarentena. Senhor Antônio, começou a andar todos os dias e correr um pouco, porque sua academia estava fechada. Após cerca de quatro semanas assim, ele começou a sentir dores na frente do joelho. Ele colocou um pouco de gelo nele, fez uma pausa em suas caminhadas e corridas diárias e também retomou alguns alongamentos que um ex-fisioterapeuta lhe disse para fazer. Isso pareceu ajudar, então ele retomou suas caminhadas e corridas. Três dias depois – sua dor no joelho voltou. Você se identifica com esse exemplo?

Ironicamente, a verdade sobre os problemas nos joelhos é que muitas vezes não são realmente problemas nos joelhos!

Com a maioria das dores no joelho, podemos rastrear os problemas subjacentes a uma localidade diretamente abaixo do joelho (tornozelo ou pé) ou diretamente acima dele (pelve, quadril, centro e região lombar). 

Se você não envolver seu núcleo ao longo de seus movimentos diários, isso colocará uma grande tensão em seus joelhos. Conforme suas pernas balançam e giram, o torque que deveria estar ocorrendo em sua pélvis e quadris sobrecarrega seus joelhos. Portanto, à medida que envelhecemos, podemos começar a sentir uma sensação de desgaste ou fraqueza nos joelhos que, na verdade, vem de uma vida inteira de movimentos inadequados.

Tratamento

Pílulas para dor, injeções e até mesmo cirurgias são frequentemente recomendadas antes de tratamentos mais conservadores e naturais. E como essas soluções rápidas estão apenas tratando dos sintomas, os problemas reais voltam para a maioria dos indivíduos afetados. 

Isso porque esses problemas no joelho, na verdade, se originaram de uma parte diferente do corpo, e o joelho continuará a estar sobrecarregado até que esses problemas biomecânicos sejam tratados diretamente. O recomendado é fazer  uma avaliação com um médico.

Dica: médico do joelho que atende plano de saúde

Pode acontecer que os seus músculos dos quadris não estão disparando como deveriam e estão fazendo com que seus joelhos compensem e trabalhem mais do que precisam, o que resulta em dor. 

Sendo assim, fazer alongamentos corretos e exercícios específicos que seu médico indicar farão com que seu quadril e pélvis funcionem como deveriam.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin