A realidade surpreendente é que haverá 24,4 milhões de pessoas com 40 anos ou mais sofrendo de catarata. Aos 75 anos, esse número subiu para metade da população dos Estados Unidos. O desenvolvimento de catarata é uma parte natural do envelhecimento.

Se a sua visão estiver embaçada, turva ou com cores claras, entre em contato com o seu oftalmologista especialista em catarata e leia o seguinte artigo sobre os três diferentes tipos de catarata e seus sintomas.

O tratamento da catarata é seguro e rápido, portanto, consulte seu oftalmologista para discutir suas opções.

Diferentes tipos de catarata

A catarata é o turvamento do cristalino do olho. Este é o resultado do processo normal de envelhecimento e vem do acúmulo de proteínas no cristalino do olho.

O início da catarata é lento e pode não ser óbvio no início. A boa notícia é que a catarata pode ser detectada como parte de um exame oftalmológico de rotina. A melhor notícia é que a cirurgia pode corrigir sua visão e permitir que você volte a ver tudo o que gosta.

Os sintomas da catarata variam dependendo do tipo de catarata que você desenvolveu.

Normalmente, se você tem catarata ou está experimentando catarata, notará que sua visão mudou.

Sintomas comuns:

  • Visão embaçada
  • Visão dupla
  • Vendo halos
  • Mudanças na visão noturna e percepção de profundidade
  • Sensibilidade à linha do sol fazendo com que sua visão diminua
  • Dificuldade em distinguir cores
  • Dificuldade de leitura

Existem três tipos principais de catarata: 

Catarata esclerótica nuclear

A mais comum. Começa no núcleo (área central) do olho. A catarata esclerótica nuclear progride lentamente e frequentemente se desenvolve ao longo dos anos. Começa com o endurecimento e amarelamento gradual do centro do olho e, à medida que avança, se espalha para outras camadas do olho. 

Um fato interessante sobre esse tipo de catarata é que, à medida que a catarata se desenvolve, ela produz um segundo tipo de visão. A segunda visão produz uma melhora temporária na miopia (miopia). No entanto, a melhora da visão não é permanente, porque a catarata esclerótica nuclear se desenvolverá e, portanto, a visão piora.

Catarata cortical

Se você tem diabetes, há um risco maior de desenvolver esse tipo de catarata.

A catarata cortical desencadeia a reversão da catarata esclerótica nuclear. Ele começa na camada mais externa do olho. À medida que avança, ele gera luz que é transmitida da parte externa da lente para o núcleo.

Os sintomas desta catarata são visão turva, sensibilidade ao brilho e mudanças na percepção de contraste e profundidade.

Catarata Subcapsular Posterior

Se você tem diabetes ou miopia extrema, o risco é maior de desenvolver esse tipo de catarata. Pessoas que usam esteróides para fins recreativos ou como parte de tratamento médico, também.

Para catarata cística posterior, você notará primeiro as mudanças na visão noturna. Você também pode ter dificuldade para ler.

Esse tipo de catarata se desenvolve rapidamente e geralmente leva meses em vez de anos.

Conclusão

Se você acha que tem catarata, consulte um oftalmologista para exame. A catarata é uma parte normal do processo de envelhecimento. Porém, existem outros fatores de risco associados ao aumento do desenvolvimento de catarata, como: comportamentos que você pode mudar para reduzir o risco, uso de medicamentos e fatores fora do seu controle.

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.