Yoga: prática vai além da atividade física e promove equilíbrio

yoga-promove-equilibrio

Você certamente alguma vez já deve ter ouvido falar sobre o Yoga, não é mesmo?

Nesse sentido, estamos falando de uma atividade física simples, mas que é bastante indicada para tratamento de coisas, como insônia e depressão, e até ajudar em questões da ansiedade ao estresse.

Primeiramente, esta prática nasceu na Índia e ajuda a melhorar a condição física e a flexibilidade de uma forma geral dos seus praticantes.

Você pode presenciar a prática dessa atividade, principalmente em praças e academias por todo o país.

Além disso, integra a PNPIC, também conhecida como Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Atualmente, o Brasil é quem lidera o oferecimento desta modalidade na rede pública de saúde, sendo um dos principais países que induzem a prática.

Por conseguinte, devido a isso, no ano de 2006 a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) foi publicada e hoje o yoga conta como uma das 29 práticas integrativas e complementares.

Estas práticas integrativas são oferecidas a 1,4 milhões de atendimentos, cinco milhões de indivíduos são atendidos, dentro deste número estão incluídos os trinta e cinco milhões de atendimentos direcionados a sessões de yoga.

A conduta responsável das práticas integrativas faz com os profissionais da área da saúde expandam suas visões sobre as opções terapêuticas.

Portanto, a meditação e yoga Tai Chi não podem ser vistas como meras práticas esportivas, uma vez que acarretam autocuidado, e traz diversos benefícios únicos para corpo e mente.

Por esse motivo, que você não deve considerar essa atividade como algo simples e com poucos benefícios.

Essas práticas não procuram substituir o tratamento normalizado

Vamos dar um exemplo: um trabalhador da área da saúde realiza a avaliação de um paciente que sofre com problemas cardíacos e faz uso diário de medicação para realizar o controle.

Assim, pode recomendar a prática de algum exercício físico, uma mudança na alimentação e realizar a avaliação de algumas outras questões, como problemas com a família.

Até porque, você precisa ter em mente que as práticas concedem um olhar mais humanizado sobre o paciente.

O yoga vai habilitar diversas áreas do corpo, como a mente e o espírito também.

Este exercício vai atuar em quase todo o corpo, vai atuar na parte física, mental, emocional e principalmente na espiritual, já que procura a união do ser humano consigo mesmo.

Podemos citar como um mero exemplo, a hasta yoga, que é uma atividade direcionada exatamente para diversas áreas do corpo.

Assim, essa atividade não fortifica apenas a mente, mas também o corpo como um todo, sendo uma das opções mais indicadas..

Principais benefícios do Yoga

Depois de tudo que citamos, você viu que sim, o Yoga é uma atividade que pode trazer diversos benefícios ao corpo.

No entanto, você sabe quais benefícios são esses?

Dessa forma, para que você possa ficar por dentro dessa atividade, confira os principais benefícios do Yoga, comprovados para saúde mental e física. 

  • Diminuição do estresse
  • Equilíbrio do sono
  • Revigoramento do sistema imune do corpo
  • Prolongamento da vitalidade
  • Estabilidade da produção de hormônios
  • Aumento da aptidão de concentração e de criatividade e principalmente da reeducação mental
  • Melhoria dos quadros de humor
  • E dentre outras coisas.

Além disso, essa atividade também auxilia na redução da obesidade e traz outras inúmeras vantagens a quem pratica.

Segundo os próprios praticantes, esta modalidade de yoga promove uma melhora considerável na qualidade do sono, ajuda na postura corporal, ajuda na redução das expressões da ansiedade, flexibiliza a sensação de bem estar.

Sendo assim, profissionais da área da saúde afirmam que o yoga também não pode ser considerado apenas como um exercício físico.

Até porque, é um sistema rico e cheio de conhecimentos e se distingue pelas posturas, movimentos alinhados com a respiração e atitude plena. Junta corpo, mente e energia vital.

E, por fim, lembrando que todos esses benefícios que estamos mostrando, são comprovados através de pesquisas científicas.

Considerações finais

Depois de tudo que foi dito, você pode notar que comprovadamente, o yoga é algo de muito benefício, e que vai muito além do que apenas uma atividade.

Ou seja, se você tem interesse em conhecer e não sabia se realmente vale a pena, veja como essa atividade pode trazer resultados.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin