Saiba as vantagens de usar uma prótese dentária

Ter liberdade é uma das principais buscas do ser humano e uma prótese dentária pode trazer vários benefícios. Conheça os principais modelos.

A perda dos dentes pode trazer um grande sentimento de insegurança, desconforto e preocupação, pois além de prejudicar a estética do sorriso, a falta de um dente pode prejudicar também na alimentação, dificultando a fala e sobre questões de abalo na autoestima e é uma das queixas recorrentes em consultório de dentista.  

A prótese dentária está cada vez mais sendo utilizada no país, isso porque com o passar dos anos e as tecnologias que envolvem a sua fabricação, a variedade e formas das próteses, possibilitou uma maior acessibilidade para quem precisa, além da segurança e rapidez do seu processo de fabricação.

O que é uma prótese dentária?  

A prótese dentária é um dispositivo que substitui os dentes perdidos, seja por algum acidente ou doença, podendo ser removíveis ou fixas. A escolha da prótese ideal vai depender de cada caso em específico.   

As próteses podem ser feitas a partir de diversos materiais, como resina, porcelana e zircônia. Apesar das próteses precisarem de adaptação, sua aparência e estética é muito próxima aos dentes naturais, por isso o seu uso é quase que não notado pelas pessoas, proporcionando mais conforto e qualidade de vida para o usuário. 

Por ser feita sobre medida para cada paciente, a prótese garante total segurança para quem a utiliza, sendo acessível às necessidades de cada paciente. Sua aplicação vai depender do tipo de prótese escolhida. Em geral, as próteses removíveis são mais rápidas de confeccionar que as próteses fixas, onde é necessário uma intervenção cirúrgica.  

Próteses dentárias mais comuns

São vários os tipos de próteses no mercado, mas é necessário ter atenção antes de escolher, já que é preciso um auxílio médico para uma avaliação de cada necessidade.

Prótese total    

A prótese total é aquela que substitui os dentes da boca. Sendo recomendada para indivíduos que sofreram a perda total dos dentes. Porém é necessário que o paciente tenha estrutura suficiente para a realização do procedimento. 

As próteses deste tipo podem ser imediatas, ou convencionais, dependendo do período que o paciente tenha com a falta de dentição. Conhecidas como dentaduras, podem ser removidas para uma limpeza mais profunda. Lembrando que a higienização correta de uma prótese é o que garantirá sua maior durabilidade. 

Prótese parcial fixa 

Conhecidas como roach, essas próteses podem ser tiradas da boca para higienização. Sendo indicado que a sua limpeza ocorra após cada refeição diária. 

Os fatores para a escolha  desse tipo de prótese se dá pela fragilidade dos dentes que ainda restam na boca, ou por problemas que impeçam a utilização de uma prótese fixa.  

Protese flexivel  

São soluções modernas, que ainda estão sendo implementadas aos poucos na odontologia. E uma prótese mais maleável que as outras, por ser produzida com um material menos rígido.

Apesar de maleáveis, elas são bem resistentes, e promovem um pouco mais de conforto para o início da adaptação, o que torna a sua utilização bem mais tranquila pela maioria dos usuários, já que ela é mais bem aceita inicialmente pela gengiva.

 Cuidados com as proteses dentarias  

A higienização de uma prótese dentária deve ser feita com uma maior atenção e rigor, não é porque está se utilizando uma próteses, que os cuidados com a escovação devem ser deixados de lado. Muito pelo contrário, é necessário ter o dobro de atenção, até mesmo por possíveis desgastes e acúmulos de resíduos. 

É necessário cuidar da prótese da mesma forma que com os dentes naturais, porém sem a utilização de pastas de dentes, pois algumas marcas podem ser prejudiciais para a prótese. Sabão neutro e cerdas mais macias também são de grandes necessidades para ajudar na manutenção da ferramenta.

Pacientes com próteses móveis também devem se ater com a forma de manuseio em casa, pois tanto para a retirada quanto para a aplicação, é preciso uma maior atenção para não machucar a boca. 

Sempre que for manipular a peça é necessário colocá-la em um recipiente com água, ou sobre uma toalha, pois as próteses são muito delicadas,  podendo quebrar se houver uma possível queda. Além disso, é extremamente necessário não deixar que elas sequem, assim evitando que o material perca vida útil. 

Se a prótese for de metal é necessário ter uma maior atenção com os limpadores, pois são soluções que podem deteriorar a meta. Jamais limpe a prótese de metal com água quente, pois isso pode causar que a peça se desmonte. Essas medidas simples são o que vão garantir uma maior preservação da prótese dentária e consequentemente de qualidade de vida.