O maior medo da maioria das pessoas é adquirir alguma doença bucal. Porém, o que poucas sabem é que existem algumas que ficam escondidas, sendo difíceis de serem notadas logo no início, como é o caso da cárie oculta

Dessa forma, ela é igual uma cárie comum, só que a diferença é que ela costuma ficar escondida. 

Com isso, o formato do dente aparenta estar intacto, mas essa cárie vai contaminando ele ainda assim. 

Esse é o perigo da cárie oculta, a contaminação e as consequências são as mesmas de uma comum, mas não são perceptíveis. 

Desse modo, caso queira entender um pouco mais sobre a cárie oculta, seus sintomas e o seu tratamento, ou até mesmo quando é necessário usar uma lente de contato para dentes, basta continuar a leitura. 

Cárie oculta o que é e quais os tratamentos
Cárie oculta o que é e quais os tratamentos

Quais são as causas da cárie oculta? 

Assim como já visto anteriormente, a cárie oculta é a mesma que uma comum, que ocorre na dentina, sob o esmalte dentário. Porém, ela não fica visível a olho nu. 

Com isso, as causas da cárie oculta costumam ser as mesmas de uma normal, que seria a proliferação das bactérias na boca. 

Portanto, os microrganismos se alimentam dos restos de alimentos que costumam ficar na boca, e então, é produzido um ácido que destrói a estrutura dos dentes. 

Outros motivos para o surgimento dessa cárie oculta, são alguns defeitos estruturais nos dentes, como alguma fratura, o uso de fluoretos e o consumo excessivo de açúcar. 

Dessa forma, as causas da cárie oculta para uma normal são as mesmas, tendo como a  única diferença, a sua descoberta. 

Isso porque, a cárie oculta na maioria das vezes pode não ser descoberta em um exame clínico normal, sendo então, necessário uma radiografia, em grande parte dos casos. 

Então, os sintomas de uma cárie que está oculta costuma apresentar algumas diferenças da normal, já que ela não apresenta pontos no esmalte dentário. 

Portanto, veja então os principais sintomas de uma cárie oculta: 

  • Dor constante;
  • Mau hálito;
  • Sensibilidade extrema em alimentos e temperaturas; 
  • Gengiva inchada;
  • Desconforto ao mastigar alguns alimentos;
  • Incômodo ao usar fio dental. 

Desse modo, ao sentir alguns desses sinais, é preciso ir ao dentista e realizar alguns exames mais aprofundados para descobrir se está com alguma cárie oculta. 

Quais são as formas de tratamento da cárie oculta?

Assim que a cárie oculta for identificada, o tratamento costuma ser o mesmo de uma comum. 

Ou seja, em primeiro lugar, é feito um procedimento de restauração do dente, em que o profissional remove a parte estragada, faz uma limpeza e coloca um material restaurador. 

Porém, se estiver com um estágio mais avançado, será necessário fazer um tratamento de canal, em que o dentista remove a polpa contaminada do dente. 

Agora, em última situação, se estiver muito em um grau muito avançado, será necessário realizar a extração desse dente. Caso isso ocorra, pode ser necessário o uso de uma lente dentária

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.