Dê uma nova olhada em seu estilo de vida.

Atualização pelo PROPED auxilia família a lidar com a saúde da criança

A pediatria é uma das áreas da saúde consideradas como fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ser humano. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os primeiros 3 anos de vida de uma pessoa são a base para formar a saúde para o resto de sua existência. É justamente nesse período que o corpo e a mente desenvolvem as habilidades para lidar com as questões que se apresentarão por toda a vida. Por isso, a atualização pediátrica com qualidade do PROPED (Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica) é tão importante para os profissionais da área.

Aliás, engana-se quem acredita que o atendimento pediátrico beneficia apenas as crianças e os adolescentes. Programas como o PROPED ajudam os pais, familiares e responsáveis pelo menor a lidar com diversas questões de saúde. Afinal, é por meio do atendimento especializado que as informações são repassadas àqueles que têm por função cuidar dos pequenos. Por isso, o assunto merece ser analisado com prioridade por quem oferece o atendimento especializado.

Em outras palavras, os especialistas neste caso não estarão lidando apenas com o “paciente fim”. Na verdade, o escopo do ofício é bem mais amplo e exige cuidados ainda mais aprofundados em matéria de comportamento com os adultos. Esse quesito, no entanto, não costuma ser tratado com tanta evidência em cursos e programas preparatórios básicos ou iniciais. Afinal, o conteúdo específico é extenso e garante pouca abertura para novas inserções de matérias.

PROPED permite crescimento em todos os sentidos

Quando se fala em atendimento pediátrico, o assunto não deve se centrar apenas no médico. Praticamente todas as áreas da saúde precisam de profissionais capacitados para lidar especificamente com as crianças. A maneira de se expressar e de agir se diferem dos modos como os adultos vivenciam e externalizam suas necessidades. O diálogo é outro, os cuidados são outros, mesmo que todos eles estejam conectados à essência humana padrão. 

A mente em formação de um ser humano em seus primeiros anos de vida, por exemplo, pode apresentar alterações cujo tratamento existe e é eficiente. No entanto, perceber as mudanças de comportamento pede conhecimento técnico atual e aprofundado. Elementos da modernidade foram inseridos no cotidiano e transformaram, inclusive, as questões de saúde. O uso do celular, por exemplo, pode impactar desde cedo as crianças com as menores idades.

A alimentação que é oferecida hoje para os pequenos está distante da alimentação oferecida no passado. O lazer, os laços sociais, a interação digital e todos os mecanismos de ser e estar no mundo contemporâneo se diferem de contextos antigos, ainda que sejam de apenas 10 ou 20 anos atrás. A velocidade com que o conhecimento de atualiza aumentou como nunca antes ocorreu.

Em alguns casos, os familiares também recebem atendimento e precisam de orientação. Afinal, eles devem garantir que o tratamento e vários cuidados diários serão executados corretamente. Aqui, é importante frisar que o mesmo impacto que os profissionais da saúde sofrem, os pais e responsáveis também sofrem diante das constantes flutuações do tempo e do avanço tecnológico.

Abordagens do PROPED atingem profissionais de várias áreas

Para se ter uma boa noção do que esperar de um programa de atualização pediátrica, o melhor é conhecer alguns dos temas que mais são perguntados ou demandados. Entre os temas que precisam de maior atualização por meio do PROPED estão:

– Cardiopatias em crianças;

– Diabetes tipo 1 infantil;

– Pneumonias agudas na infância;

– Puberdade atrasada;

– Infecções virais;

– Síndromes e alergias na infância;

– Insatisfação com a imagem corporal.

Estes são apenas alguns dos temas que merecem destaque e atualização constante dos profissionais. No entanto, algumas outras esferas do conhecimento podem atingir diretamente os adultos que cercam as crianças. Isso envolve questões de educação e pedagogia, além de aleitamento materno, técnicas de suporte às crianças, atividades de primeiros socorros etc. Tudo isso, também se encontra no bojo de atuação dos atendentes de saúde que decidem se aprofundar no tema pediátrico.

Assim, estamos diante de uma área multidisciplinar e de fundamental importância para o bom desenvolvimento humano e social. A proposta de programas de atualização, como o PROPED, se dá justamente dentro do objetivo de melhorar a qualidade de vida e suprir as demandas atuais das crianças e dos familiares.

 Leia também: A importância do esporte para uma vida saudável