O exame CA 19-9 acima de 37 indica que algum tipo de câncer está se desenvolvendo, que pode ser detectado por meio de um exame de sangue normal.

Nesse caso, o médico solicita o exame no caso de suspeita de câncer, até mesmo para avaliar o estágio da doença.

Portanto, é importante saber o que é esse exame e para que serve. 

Por isso, conversamos com um profissional e reunimos aqui as principais informações sobre o CA 19-9.

CA 19-9 acima de 37 o que é?

Antes de saber o que significa CA 19-9, é importante entender o que isso significa.

Então, CA 19-9 é uma proteína que é liberada por células que indicam a presença de um tumor.

Ou seja, quando o exame indicar CA 19-9 acima de 37, isso mostra que os níveis dessa proteína estão acima do normal, o que pode auxiliar no diagnóstico de câncer.

Vale destacar que várias doenças benignas podem elevar as taxas dessa proteína, como obstrução das vias biliares por cálculos, colangite ou estenoses cicatriciais.

CA 19-9 quando é solicitado?

O CA 19-9 é um exame solicitado quando o médico suspeitar de câncer no aparelho gastrointestinal, como perda de peso, náuseas constantes, dor abdominal ou pele amarelada.

No entanto, como já foi dito, o resultado de CA 19-9 é um sinal de um câncer, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico ou para identificar o tipo de câncer.

Além disso, é um exame que pode ser repetido, até para avaliar se o tratamento está ou não funcionando.

Quais tipos de câncer o exame CA 19-9 detecta?

Em primeiro lugar, outros exames são necessários para o diagnóstico mais preciso, pois não servem para o diagnóstico definitivo de câncer.

Entretanto, o CA 19-9 acima de 37 pode ser sinal de câncer de:

  • Fígado;

  • Pâncreas;

  • Colorretal;

  • Vesícula biliar.

Apenas o médico é capaz de dar o diagnóstico, uma vez que os níveis altos de CA 19-9 podem estar relacionados a algumas doenças benignas.

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.