Cirurgia refrativa: qual tipo de correção da visão é ideal para você?

cirurgia-refrativa-qual-correcao-visao-ideal

Se sua visão precisa ser corrigida, você tem várias opções disponíveis, além da cirurgia refrativa. No entanto, há vários fatores a serem considerados quando se trata de descobrir se óculos, lentes de contato ou cirurgia de correção da visão são a escolha certa.

Cada opção de correção da visão tem suas vantagens e desvantagens. Sua saúde, estilo de vida e preferências pessoais também são considerações ao decidir sobre a melhor correção de visão para você.

Sobre a correção da visão

Quando sua visão está embaçada ou turva, pode ser difícil realizar suas atividades diárias. Felizmente, porém, existem maneiras eficazes de corrigir sua visão e ver com clareza.

Muitas vezes, a visão embaçada ou pouco nítida é causada pelo que é conhecido como erro de refração. Um erro de refração ocorre quando a luz não se curva corretamente ao entrar em seu olho. 

Se a luz que entra em seu olho não atinge sua retina corretamente – o tecido sensível à luz na parte de trás de seu olho – sua visão não será nítida.

Existem quatro tipos de erros de refração:

Miopia. A miopia também é conhecida como miopia. Essa condição é o resultado de um formato anormal do olho que faz com que a luz entre em foco antes de atingir a retina na parte posterior do olho. Isso torna difícil ver objetos que estão distantes.

Visibilidade. A hipermetropia também é conhecida como hipermetropia. Essa condição é o resultado de um formato anormal do olho que faz com que a luz entre em foco atrás da retina. Isso torna difícil ver objetos perto de você.

Presbiopia. A presbiopia é a hipermetropia que ocorre com a idade, quando seus olhos perdem a capacidade de alternar o foco entre objetos distantes e próximos. É comum que as pessoas comecem a ter esse tipo de hipermetropia aos 40 anos.

Astigmatismo. O astigmatismo costuma fazer com que as imagens parecem distorcidas e pode causar sintomas adicionais, como visão dupla ou visão inclinada. Geralmente acontece quando a córnea do olho é um pouco alongada em vez de redonda, mas pode haver outras causas.

Não importa o tipo de erro refrativo que você tenha, a correção da visão pode ajudá-lo a ver claramente. 

Encontrar a opção correta de correção da visão permite que você dirija, leia, trabalhe em um computador e faça outras tarefas diárias sem apertar os olhos ou forçar os olhos para ver corretamente.

Para muitas pessoas com erros de refração, essas tarefas seriam impossíveis sem algum tipo de correção da visão.

Cirurgia refrativa: qual opção é certa para você? 

O tipo certo de correção da visão para você depende de vários fatores. Vamos examinar esses fatores mais de perto.

Suas necessidades do dia a dia . Você precisa melhorar sua visão para todas as atividades ou apenas para certas coisas, como ler ou dirigir? Se você só precisa de correção da visão para algumas coisas, pode decidir que os óculos são mais práticos. Mas, se você precisar de correção da visão para a maioria das atividades, lentes de contato ou cirurgia podem ser uma opção melhor.

Sua saúde ocular. Nem todas as opções de correção da visão são adequadas para todos os erros de refração. Por exemplo, a cirurgia de correção da visão geralmente não é recomendada para presbiopia.

Sua saúde geral . Algumas condições crônicas podem tornar-se inseguras para você fazer uma cirurgia de correção da visão. Além disso, as lentes de contato precisam ser armazenadas, manuseadas e usadas com cuidado para evitar infecções. Isso pode ser difícil se você estiver administrando um problema de saúde que já consome seu tempo e atenção.

Seu estilo de vida. Alguns empregos, esportes e hobbies podem influenciar sua escolha de correção da visão. Você pode trabalhar em um ambiente em que as lentes de contato não sejam seguras. Ou você pode praticar regularmente um esporte que seria difícil de praticar se você usasse óculos.

Suas preferências pessoais . Sua preferência pessoal também desempenha um papel no que funciona melhor para você. Algumas pessoas simplesmente gostam da aparência e do estilo dos óculos. Outras pessoas consideram os óculos um incômodo ou não gostam da sensação de óculos colocados sobre o nariz e as orelhas.

Cirurgia refrativa da visão 

A cirurgia refrativa da visão pode corrigir a maneira como o olho processa a luz, o que, por sua vez, ajuda você a ver mais claramente. Alguns tipos de cirurgia podem até envolver uma lente implantada no olho para corrigir a visão.

A cirurgia de correção da visão é uma opção popular para pessoas que não querem usar óculos ou lentes de contato. Um dos tipos mais conhecidos de cirurgia de correção da visão é o LASIK.

Conclusão sobre a cirurgia refrativa

Óculos, lentes de contato e cirurgia de correção da visão podem ajudá-lo a ver mais claramente. O tipo certo de correção da visão para você depende de vários fatores, incluindo a gravidade e o tipo de perda de visão que você tem, bem como sua saúde geral, estilo de vida e preferências pessoais.

Um oftalmologista pode testar sua visão para determinar a receita de que você precisa. Eles também podem explicar os prós e os contras de cada opção de correção da visão em um esforço para ajudá-lo a encontrar a escolha certa para você.

Leia também: Conheça neste artigo os 3 diferentes tipos mais comuns de catarata

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin