Ômega 3 é bom para quê? Conheça 13 benefícios!

O ômega 3 é bom para evitar inflamações e até combater o câncer. Por conta disso, eles são essenciais para a saúde. Esses ácidos graxos são as chamadas “gorduras boas” e estão presentes em peixes, azeite de oliva, etc.

Hospital Sírio-Libanês aponta que existem vários tipos de gorduras classificadas com ômega 3. As mais importantes delas são responsáveis por produzir substâncias que reduzem a inflamação, prevenir o Alzheimer e evitar distúrbios do comportamento.

Como você pode imaginar, o ômega 3 tem vários benefícios e listaremos os principais deles a seguir. As referências usadas para este conteúdo estão no fim do post! Veja para que o ômega 3 é bom!

1. Diminuir a inflamação

O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, principalmente as cápsulas que são de qualidade e confiáveis. O suplemento é essencial no tratamento de doenças como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e outras e por esse motivo a escolha do produto considerando a concentração e seriedade do laboratório são pontos imprescindíveis.

Além disso, esses ácidos graxos são recomendados para revenir danos celulares que podem acarretar o surgimento do câncer. Falaremos disso em detalhes daqui a pouco. Então, continue sua leitura!

2. Evita a formação de coágulos

Os principais tipos de ômega 3 têm altas propriedades anticoagulantes. Dessa maneira, reduzem o risco de agrupamento das plaquetas do sangue. Dessa maneira, essa gordura pode ajudar muito na prevenção de doenças graves. Por exemplo, a trombose venosa ou embolia pulmonar.

3. Ajuda no combate à depressão

O ômega 3 é extremamente importante para a proteção do cérebro e da sua saúde. Dessa maneira, ele é capaz de prevenir — e auxiliar no tratamento — de doenças como a depressão e afins, como mostra um estudo de cientistas do Saint Luke’s Mid America Heart Institue, dos EUA.

O ômega 3 atua na redução dos sintomas depressivos como: perturbações do sono e falta de apetite sexual. Os quais são comuns em pessoas que apresentam quadros dessa doença.

4. Protege de doenças cardiovasculares

Os ácidos graxos como o ômega 3 são “gorduras boas”, que reduzem o colesterol ruim e os triglicerídeos. Os quais são os principais responsáveis pela formação das placas de gordura nas artérias.

Isso melhora o funcionamento dos canais sanguíneos e reduz o risco de infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral. Além disso, essa gordura é capaz de aumentar a produção de colesterol bom, que controla a pressão sanguínea e reduz danos às células.

5. Combate a asma

Devido à sua ação anti-inflamatória, o ômega 3 pode ser útil no tratamento da asma, como aponta um estudo feito por cientistas da Escola Saúde Pública e Medicina da Família, na Universidade de Cape Town. Dessa maneira, o consumo de alimentos ricos, assim como a suplementação, podem atuar como complemento no combate à síndrome respiratória.

6. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns artigos científicos mostram que o ômega 3 pode auxiliar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque melhora a resistência da insulina produzida. Dessa maneira, pode ser em excelente complemento ao tratamento da diabete tipo 2.

7. Previne doenças autoimunes

Além de potencialidades para a melhora de doenças como a diabete tipo 2, o ômega 3 pode ser um excelente aliado no tratamento de doenças autoimunes. Como a esclerose múltipla. Além disso, a gordura boa pode auxiliar no combate de condições como a lúpus, artrite reumatoide, colite ulcerativa, doença de Chron e psoríase.

8. Reduz o risco de Alzheimer

Os ácidos graxos como o ômega 3 podem reduzir a perda de memória, principalmente em pacientes com doença de Alzheimer leve ou moderado, como mostram os resultados da pesquisa de cientistas da PUC-Goiás. Isso acontece porque há uma melhora no funcionamento dos neurônios cerebrais.

9. Melhora o funcionamento do cérebro

Por falar em funcionamento do cérebro, vale ressaltar que o ômega 3 compõe, aproximadamente, 60% da massa do órgão. Então, é fundamental ter esse nutriente sempre dentro dos níveis ideais para não prejudicar as capacidades de aprendizado ou memória.

O consumo ou suplementação de ômega 3 pode ajudar proteger células cerebrais. O que garante um bom funcionamento do cérebro.

10. Aumenta a qualidade da pele

Um dos principais componentes da pele é o DHA, que é um dos tipos de ômega 3. Ele é responsável por manter a saúde da membrana celular e deixar a pele macia, hidratada e sem rugas. O consumo do nutriente ajuda a manter essas características!

Além disso, o ômega 3 ajuda a proteger a pele do sol, prevenir o envelhecimento precoce e atuar para diminuir os riscos de câncer de pele.

11. Ajuda no controle do TDAH

O comportamento impulsivo e outros sintomas do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ser reduzidos com o consumo de ômega 3. Um estudo publicado no Journal of Attention Disorders mostra que os resultados são positivos a médio e longo prazo, principalmente em crianças e adolescentes.

Dessa maneira, é possível aumentar o grau de atenção, a quantidade de tarefas concluídas, redução na agitação e na agressividade.

12. Melhora o rendimento muscular

Por ter efeito anti-inflamatório, o ômega 3 é capaz de melhorar o rendimento muscular. Isso faz com que a recuperação se acelere e a dor se reduza após o treino. Além disso, o nutriente ajuda a melhorar a disposição de potencializar o desempenho a cada prática.

13. Auxílio na prevenção do câncer

As ações antioxidantes e a capacidade de combater doenças autoimunes do ômega 3 são ótimos aliados para a prevenção de diversos tipos de câncer. Em específico o câncer de pele. Contudo, esse aspecto não deve superar outras ações preventivas, como exames de rotina.

Você já conhecia todos esses benefícios do ômega 3? Lembre-se de que ele precisa estar associado a uma alimentação balanceada e o acompanhamento de um profissional da saúde capacitado. Dessa maneira, consulte com o seu médico de confiança e tire as demais dúvidas sobre o ácido graxo.

Aqui, no nosso blog, sempre temos conteúdos e dicas importantes de saúde e bem-estar. Então, acompanhe o nosso conteúdo e aprenda ainda mais! Aproveite para enviar esse post para outra pessoa que precisa conhecer o porquê o ômega 3 é bom!

Até a próxima!

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.