Ainda não conhece o óleo de semente de abóbora? O óleo de semente de abóbora, como sugere o nome, é extraído das sementes da abóbora, do jerimum ou da moranga. Cultivado principalmente nas regiões nordestinas, por ser rica em vitaminas, fibras e minerais, como o potássio e o magnésio, esse é um alimento funcional, ou seja, que produz diversos efeitos benéficos à saúde. 

Contudo, os benefícios não estão restritos somente ao consumo da polpa da abóbora, suas sementes, comestíveis, também desempenham excelentes funções nutricionais, enquanto alimentos funcionais. 

Ficou curioso acerca das propriedades desse fruto? Vem conosco, e veja os benefícios do óleo proveniente de suas sementes!

Conhecendo o óleo de semente de abóbora

O óleo da abóbora, proveniente da semente do fruto, é comumente extraído por meio de duas técnicas diferentes: pela prensagem a frio, ou por meio de solventes. Todavia, a primeira opção é considerada a melhor, porque as propriedades nutricionais da semente são preservadas. 

Já na extração por meio de solventes, por ser um processo térmico, as propriedades nutricionais podem ser alteradas, ou mesmo pode acontecer a perda total de nutrientes.

Propriedades do óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora é um composto rico em nutrientes, pois em sua composição estão presentes também os ácidos graxos, e as propriedades antioxidantes, dada a presença das vitaminas C, E e A, além dos minerais como o ferro, o fósforo, o magnésio, o potássio, o manganês, e os carotenoides, elementos responsáveis por exercer funções essenciais no organismo. 

Além disso, a abóbora, por pertencer à família das cucurbitáceas — uma família de plantas com flor, como o melão, a melancia, o pepino, entre outros — é rica em cucurbitacina, composto dotado de propriedades anti-inflamatórias e vermífugas.  

Ainda não conhece o óleo de semente de abóbora
Ainda não conhece o óleo de semente de abóbora

Benefícios do óleo de semente abóbora

Os óleos ou lipídios, a depender de sua composição nutricional, exercem ótimas funções no organismo. Estudos demonstram que a ingestão de óleos ricos em ácidos graxos de origem vegetal pode acarretar uma melhora na estrutura lipídica dos indivíduos, como a redução do LDL (colesterol ruim), aumento do HDL (colesterol bom), e diminuição do nível de triglicérides. Além disso, outros benefícios são: 

● A cucurbitacina presente na semente, auxilia no combate a vermes;
● As propriedades anti-inflamatórias ajudam no tratamento de problemas urinários e de próstata;
● Os ácidos graxos também podem ajudar a inibir a formação de células cancerígenas;
● A regulação dos hormônios sexuais.

Além disso, os carotenoides, pigmentos presentes em vegetais de cor avermelhada ou alaranjada, como a abóbora, também preservam a saúde dos olhos, o sistema imunológico e a saúde cardiovascular. E, as sementes da abóbora, também são bons alimentos funcionais e possuem diversos benefícios à saúde. 

Rico em antioxidantes

O óleo de abóbora é rico em antioxidantes, pois em sua composição tem as chamadas carotenoides que, como mencionado, atuam no sistema imune, além de prevenir uma série de doenças cardiovasculares e formação de células cancerígenas. 

Uma dessas substâncias antioxidantes é a vitamina A, essencial para o fortalecimento da pele, dos ossos, das mucosas e dos cabelos. Esta atua principalmente contra os radicais livres, evitando também o envelhecimento precoce.

Saúde da próstata

O óleo de semente de abóbora é comumente indicado para homens acima dos 50 anos, pois, por conter propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento da incontinência urinária, na bexiga hiperativa (problema que causa vontade de urinar constante), e no tratamento da chamada próstata aumentada, conhecida cientificamente como hiperplasia prostática benigna (HPB). 

O óleo ajuda no tratamento desses quadros clínicos, diminuindo alguns sintomas e incômodos. A HPB, por exemplo, por causar um aumento na glândula da próstata, faz com que o indivíduo sinta muitas dores ao urinar. 

O óleo de abóbora pode atuar na prevenção desses e outros problemas na próstata, pois por ser uma substância antioxidante e rica em ácidos graxos, diminui o risco desta e outras doenças. Inclusive, inibindo a possível formação de células cancerígenas.

Usando óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora tem sido cada vez mais empregado nos tratamentos fitoterápicos. É possível consumi-lo via oral, mediante cápsulas. Em alguns lugares, ele inclusive vem sendo utilizado em saladas, em substituição ao azeite, mas fica mais difícil controlar a quantidade ideal de consumo. 

Todavia, ressaltamos a importância de sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo, pois este profissional irá indicar as quantidades necessárias para cada quadro. Do mesmo modo, é preciso comprar o óleo em local confiável, que garanta que o composto é 100% natural e não contém substâncias que possam fazer mal à saúde. 

Esperamos que você tenha compreendido quantos benefícios o óleo da semente de abóbora pode trazer à saúde. Mas lembramos que nenhuma suplementação sozinha faz efeito. É preciso integrar seu consumo a um estilo de vida mais ativo e uma alimentação equilibrada

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.