Uma pergunta frequente quando se trata de dependência química, é quanto tempo dura a abstinência e o que fazer para ajudar alguém que está tentando se livrar de drogas ou álcool. 

Realmente, não é uma coisa fácil, principalmente porque a abstinência geralmente vem acompanhada de uma série de sintomas, e dependendo do tipo da substância, alguns podem causar muito sofrimento, não apenas para a pessoa em si, mas também para quem está à sua volta.

Portanto, se você conhece um familiar ou um amigo que está passando por isso, continue a leitura e entenda tudo sobre abstinência.

Quanto tempo dura a abstinência?

Antes de mais nada, o que é abstinência?

É um conjunto de sintomas que surgem em decorrência da interrupção brusca do consumo de uma determinada substância.

Já quanto ao tempo que dura a abstinência, isso é variável, pois depende do tipo de droga, a quantidade consumida, assim como as características individuais de cada pessoa.

Mas uma coisa é certa: quanto mais prolongado for o uso e mais forte a substância, esse tempo de abstinência pode ser mais longo, e ser ainda maior se houver o consumo em conjunto de várias drogas.

Normalmente, a crise de abstinência pode durar entre 4 e 15 dias, no entanto, em alguns casos, pode demorar mais.

Vale mencionar que esse período requer um monitoramento constante, muito em razão da intensidade dos sintomas.

Por isso, a melhor decisão, até mesmo para proteger a vida da pessoa, é que ela passe por esse processo em uma clínica de recuperação, pois vai receber o suporte necessário e especializado de uma equipe multidisciplinar.

Quais as diferenças entre abstinência de drogas e de álcool?

Embora ambas afetem os planos psicológico e físico, a abstinência de drogas e de álcool apresentam algumas diferenças.

Álcool

Enquanto a abstinência de drogas afeta mais o plano psicológico, na maioria dos casos, a do álcool é mais difícil no plano físico.

A pessoa que para de beber da noite para o dia, após um longo período, pode sofrer diversos sintomas, que podem ir desde uma ressaca até problemas mais graves, como delírios e alucinações.

É por isso que é altamente recomendado que a pessoa em abstinência de álcool seja acompanhada de perto para evitar maiores complicações.

Entre os sintomas mais comuns, podemos citar:

  • Tremores;
  • Náuseas;
  • Desidratação;
  • Pulso acelerado;
  • Suores intensos.

Os sintomas físicos menos graves duram de 7 a 10 dias.

Outros sintomas podem surgir, como delírios, que se manifestam sob a forma de alucinações auditivas ou visuais, ou até o delirium tremens.

O processo de desintoxicação dura entre uma a quatro semanas, no entanto, a abstinência psicológica pode durar mais.

Abstinência de drogas

Os sintomas associados à abstinência de drogas dependem do tipo de droga e não serão os mesmos.

Com exceção dos opiáceos, família das drogas que faz parte da heroína, a abstinência de drogas é mais difícil no aspecto psicológico, pois é aí que se instalou a dependência.

Embora as manifestações físicas sejam menores, os sintomas psicológicos podem ser sentidos desde as primeiras horas após ter parado de usar a droga, como irritabilidade, ansiedade, fadiga intensa, depressão e problemas de sono.

Além disso, ao contrário da dependência física, que pode se “curar” em alguns dias, a dependência psicológica pode durar ao longo de toda a vida.

Por isso, essas pessoas são mais vulneráveis à recaída, logo, precisam de um acompanhamento constante.

Como é o tratamento para a abstinência?

Agora que você tem uma ideia melhor de quanto tempo dura a abstinência, como é feito o tratamento? 

Uma vez que os sintomas variam conforme o tipo de droga, existem várias opções de tratamento, que também variam segundo as necessidades da pessoa, além de levar em conta a gravidade do problema.

Também deve ser considerada a rede de apoio do indivíduo e a motivação da pessoa a aceitar e seguir o tratamento.

Alguns medicamentos podem ser prescritos no tratamento para a abstinência, com a finalidade de diminuir a necessidade de consumir a droga ou restabelecer o equilíbrio de determinadas substâncias químicas no cérebro.

Já quanto à abstinência psicológica, recomenda-se a psicoterapia, para que o dependente tenha uma maior consciência do que o levou a usar a droga, aumente sua autoconfiança e modifique seus padrões de comportamento.

Considerações finais

Como você viu, quando o assunto é abstinência, é um processo que pode trazer muito sofrimento, seja para os próprios usuários de drogas como para seus familiares e amigos.

Por isso, é essencial buscar ajuda profissional, pois é a melhor maneira de ajudar uma pessoa que está tentando se livrar de uma dependência!

Formada em biblioteconomia pela UFMG, Fátima Watanabe começou na sua área escrevendo artigos sobre as obras de Dante Alighieri e sua importância dentro da literatura. Hoje, Fátima passa seus dias como pesquisadora de sua área, integrando o uso de palavras-chave na pesquisa didática e ainda escreve editoriais e artigos no Saude Dicas.