O quadril é uma articulação muito importante, pois permite a realização de diversos movimentos essenciais no dia-a-dia como andar, subir as escadas, abaixar, entre outros. Muitas pessoas, no entanto, se queixam de dor nessa região. Diversas são as causas para essas dores, mas felizmente com exercícios para o quadril é possível amenizar e até mesmo curar as dores.
Vale lembrar que as dores são sinais de que alguma coisa não vai bem no corpo e devem ser levadas a sério. Pessoas que se queixam de dores no quadril devem ser avaliadas por um , para que seja possível identificar quais são as causas desses incômodos e tratá-las da melhor maneira possível.
Quais são as principais causas de dores no quadril?
Devido ao estilo de vida mais sedentário e das longas horas sentados que muitas pessoas passam, queixas de dores no quadril são relativamente comuns. Mas não é porque se trata de uma reclamação comum que não deve ser levada a sério.
Dor no osso do quadril ou em qualquer outra parte do corpo devem ser avaliadas por um médico especialista, para que depois de uma avaliação clínica seja possível identificar qual a causa das dores e também indicar o melhor tratamento para aquele caso.
É importante que as dores no quadril sejam examinadas porque pode ser sinal de algo mais grave. Também é importante que elas sejam avaliadas logo no início, pois muitas das causas de dores no quadril podem se agravar caso não sejam devidamente tratadas no início.
Bursite
Uma das principais causas de dores no quadril é a bursite no quadril. Ela acomete principalmente pessoas que levam um estilo de vida mais sedentário e passam muito tempo sentadas.
Artrite ou Artrose
A artrite e a artrose também são causas muito comuns de dores no quadril. Esse desgaste na cartilagem das articulações acomete principalmente pessoas com mais de 60 anos. Essa doença também é muito comum em mulheres com mais de 45 anos devido às alterações hormonais.
Tendinite
A tendinite também é uma das causas mais comuns de dores no quadril. Ela acomete principalmente aqueles que praticam exercícios de grande impacto e acabam forçando os tendões da região do quadril. Essa doença é muito comum em atletas e costuma surgir após a realização de exercícios físicos.
Luxação no quadril
Em alguns casos a dor no quadril pode ser tão forte que a pessoa não consegue realizar nem mesmo atividades mais simples como caminhar ou se abaixar. Diante dessas ocasiões, uma das principais suspeitas é de que houve uma luxação na região do quadril.
Existem também outras causas de dores no quadril como inflamações no nervo ciático, osteoporose, impacto femoroarticular, e outras razões.
Exercícios para quadril: quais são os melhores?
Por ser uma das principais articulações do corpo, responsável por realizar diversos movimentos e também por aguentar muito impacto, é importante que o quadril seja fortalecido a fim de evitar dores e garantir mais qualidade de vida. Felizmente é possível fortalecer essa importante articulação através de exercícios para o quadril.
Elevação Lateral da Perna
Para realizar esse exercício, será necessário se deitar de lado, deixando a perna de baixo ligeiramente dobrada e a perna de cima reta. Em seguida, deve-se levantar a perna de cima tomando o cuidado de manter os joelhos retos e os dedos do pé virados sempre para a frente.
Queda da Pelve
Outro exercício muito bom para fortalecer a região do quadril e também dos glúteos é a queda da pelve. Para realizá-lo é necessário colocar um pé em um degrau, deixando o outro pé pendurado, tomando o cuidado de manter os joelhos retos. Em seguida, deve-se abaixar a pelve levando o pé em direção ao chão.
Ponte
Para realizar este exercício será necessário deitar de barriga para cima com os joelhos flexionados. Em seguida, deve-se elevar a pelve o máximo que puder e depois abaixá-la lentamente.
Dicas para realizar os exercícios para o quadril
A realização de exercícios para o quadril é muito importante, pois fortalece e evita o surgimento de dores nessa região. No entanto, é necessário tomar muito cuidado ao realizar esses exercícios, pois ao realizá-los incorretamente o paciente não alcançará os resultados desejados e ainda corre o risco piorar suas dores nas articulações.
Um erro muito comum, cometido por muitos iniciantes, é não respeitar as próprias limitações. O melhor é começar aos poucos e conforme o tempo for passando aumentar a dificuldade. O importante é prosseguir com a rotina de exercícios.
Também é importante escolher um local onde seja possível apoiar as costas de maneira confortável para evitar lesões na coluna. Um tapete de yoga ou um colchonete são exemplos.
Também é necessário prestar atenção às roupas e aos calçados escolhidos para realizar os exercícios. É importante que tanto os sapatos quanto as roupas sejam confortáveis, não machuquem, não apertem e nem impeça a pessoa de realizar quaisquer movimentos.